Início Série9º ano Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora pronomes pessoais. Vamos analisá-los no texto Brilho escondido? Para isso, responda às questões propostas! Em “Como sabemos que eles brilham então?”, há um pronome pessoal oculto. Qual? BNCC 9º ano: EF09LP04, EF09LP06, EF09LP02.  

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Brilho escondido

   Um grupo de cientistas descobriu, no Caribe, nada menos que 180 espécies de peixes fluorescentes. Eles emitem brilho nas cores vermelha, verde e laranja, mas, infelizmente, nossos olhos não permitem que as vejamos. Como sabemos que eles brilham então? Basta usar uma câmera especial que imita os olhos dos peixes! O resultado é uma beleza!

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_271.pdf>.
(Com corte e adaptação). Setembro de 2015.

 

Questões 

Questão 1 – Assinale o trecho que contém um pronome pessoal:

(     ) “Um grupo de cientistas descobriu […]”

(     ) “Eles emitem brilho nas cores […]”

(     ) “O resultado é uma beleza!”

 

Questão 2 – O pronome pessoal, presente no trecho assinalado acima, retoma:

 

 

Questão 3 – Releia:

“[…] nossos olhos não permitem que as vejamos.”

Nessa passagem, o vocábulo “as” funciona como:

(     ) artigo definido.

(     ) pronome pessoal.

(     ) pronome demonstrativo.

 

Questão 4 – Observe:

“Como sabemos que eles brilham então?”

Nesse período, há um pronome pessoal oculto. Identifique-o:

 

Questão 5 – O pronome pessoal, identificado na questão anterior, funciona sintaticamente como:

(     ) sujeito.

(     ) objeto direto.

(     ) objeto indireto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário