Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, permite o estudo da conjunção adversativa, na construção do texto Doces – sem culpa.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Conjunção adversativa – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunção adversativa – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunção adversativa – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Doces – sem culpa
Comer um docinho depois do almoço ou do jantar é sempre gostoso. O problema é que as sobremesas tradicionais geralmente não são lá muito saudáveis, pois costumam levar açúcar refinado e gorduras saturadas. E esses ingredientes, quando consumidos em excesso, podem favorecer o aparecimento de problemas preocupantes como diabetes e doenças do coração.
Quem faz questão das guloseimas, porém, não precisa ficar passando vontade. Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis – aproveitando o açúcar natural das frutas, apostando em gorduras menos prejudiciais e usando ingredientes menos processados. Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar. […]
Revista Todos – A vida é feita de histórias. Qual é a sua? – Outubro/Novembro, p.42.
Questões
Questão 1 – Há opinião no trecho:
a) “O problema é que as sobremesas tradicionais geralmente não são lá muito saudáveis […]”
b) “E esses ingredientes, quando consumidos em excesso, podem favorecer o aparecimento […]”
c) “Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis […]”
d) “Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar.”
Questão 2 – Registra-se o emprego de conjunção adversativa na passagem:
a) “Comer um docinho depois do almoço ou do jantar é sempre gostoso.”
b) “[…] pois costumam levar açúcar refinado e gorduras saturadas.”
c) “Quem faz questão das guloseimas, porém, não precisa ficar passando vontade.”
d) “[…] em gorduras menos prejudiciais e usando ingredientes menos processados.”
Questão 3 – Em “[…] o aparecimento de problemas preocupantes como diabetes e doenças do coração.”, o termo sublinhado introduz uma:
a) explicação
b) observação
c) comparação
d) exemplificação
Questão 4 – “Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis […]”. Explique o emprego do acento circunflexo no verbo destacado:
Questão 5 – Na parte “Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar.”, a vírgula indica uma inversão na ordem dos elementos que compõem a frase. Qual o objetivo do uso dessa inversão?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.