Início Atividades Atividade de português: Pronome possessivo – 9º ano

Atividade de português: Pronome possessivo – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada para os estudantes do 9º ano, propõe o estudo do pronome possessivo, tomando-se como referência, depoimento sobre a ONG “Obra do berço”. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto sobre a ONG “Obra do berço”:

    Quando José saiu de Sergipe, em 2011, sozinho, tinha na mala o sonho de um futuro melhor para o filho William. Em São Paulo, o pedreiro levou dois anos até criar as condições necessárias para enfim ter o menino novamente ao seu lado. Conversando com vizinhos, descobriu a “Obra do Berço”, Lá, todas as manhãs, no contraturno da escola, William tem aulas de informática, escrita, artes e educação física. Foi na ONG que aprendeu a ler. “Ele não é mais a mesma criança. Sempre foi bem quieto, e hoje interage muito bem com os colegas”, conta o pai. “Faço de tudo para mantê-lo lá. Sei que está sendo bem cuidado, alimentado e educado. A ONG é como uma segunda mãe para ele”, diz José, que se separou quando o filho tinha pouco mais de 1 ano. William diz que as suas aulas favoritas são dança e artes cênicas. “Aprendi a pesquisar muitas coisas e fiz amigos. Agora, quero aprender a tocar teclado!”, conta, empolgado.

Revista Todos – A vida é feita de histórias. Qual é a sua? – Outubro/Novembro, p.50.

 

Questões

Questão 1 – Retoma-se o referente “José” por meio de pronome possessivo na passagem:

a) “Em São Paulo, o pedreiro levou dois anos até criar as condições […]”

b) “[…] para enfim ter o menino novamente ao seu lado.”

c) “Sempre foi bem quieto, e hoje interage muito bem com os colegas”, conta o pai.”

d) “[…] que se separou quando o filho tinha pouco mais de 1 ano.”

 

Questão 2 – Em “A ONG é como uma segunda mãe para ele”, o termo sublinhado introduz uma:

a) exemplificação

b) observação

c) explicação

d) comparação

 

Questão 3 – Identifique o segmento em que o termo destacado indica intensidade:

a) “, todas as manhãs, no contraturno da escola […]”

b) “Sempre foi bem quieto […]”

c) “[…] e hoje interage muito bem com os colegas […]”

d) “Aprendi a pesquisar muitas coisas e fiz amigos.”

 

Questão 4 – No trecho “Sei que está sendo bem cuidado, alimentado e educado.”, a parte grifada funciona sintaticamente como:

a) predicativo do sujeito

b) complemento nominal

c) adjunto adverbial de modo

d) adjunto adnominal

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário