Início Série5º ano Interpretação de texto: Copos musicais – 5º ano

Interpretação de texto: Copos musicais – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre copos musicais. Você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Aprenda e entenda como isso acontece, lendo com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03 e EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Copos musicais

    Que os instrumentos musicais podem produzir belos sons quando tocados, você já sabe. Mas você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Experimente!

 

Você vai precisar de:

  • uma jarra de água;
  • oito copos de vidro;
  • corante para alimentos;
  • uma colher de chá.

 

Passo 1:

    Misture um pouco de corante de alimentos na água – só para dar um charme!

 

Passo 2:

    Encha os copos com quantidades diferentes de água. O primeiro deve ter pouca água, o segundo mais que o anterior e, assim, sucessivamente, até que o último esteja quase cheio.

 

Passo 3:

    Agora, bata suavemente com a colher em cada copo.

    Você percebe que os copos produzem sons diferentes? Tente colocar ou retirar mais água nos copos. Os sons mudam, não é verdade? Experimente bater nos copos em várias sequências e divirta-se! Você criará diferentes melodias!

 

    Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que: quanto mais rígido é o material, menos ele vibra, logo, mais grave é o som. Assim, quanto maior a quantidade de água no copo, menor é a frequência e, portanto, mais grave é o som. Por isso, é que a arrumação dos copos musicais deve se dar da esquerda para a direita, do mais cheio ao mais vazio – ou do mais grave ao mais agudo –, permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como piano.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_200.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Na passagem “Experimente!”, o texto faz um convite ao leitor para:

 

 

Questão 2 – A seção “Você vai precisar de”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Identifique a orientação “para dar um charme!”:

(     ) “[…] bata suavemente com a colher em cada copo”.

   ) “Misture um pouco de corante de alimentos na água”.

(     ) “Encha os copos com quantidades diferentes de água”.

 

Questão 4 – Segundo o texto, “você criará diferentes melodias” ao:

(     ) “tentar retirar mais água nos copos”.

(     ) “tentar colocar mais água nos copos”.

(     ) “bater nos copos em várias sequências”.

 

Questão 5 – O trecho “Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que […]” é:

(     ) uma hipótese.

   ) uma explicação.

(     ) um ponto de vista.

 

Questão 6 – Na parte “[…] menos ele vibra […]”, o termo “ele” refere-se:

(     ) ao som.

(     ) ao copo.

(     ) ao material.

 

Questão 7 – Releia:

“[…] permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como piano.”

Nesse fragmento, o vocábulo “como”:

(     ) inicia um exemplo.

(     ) aponta uma causa.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário