Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma libélula sertaneja – 5º ano

Interpretação de texto: Uma libélula sertaneja – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma libélula sertaneja. Ela foi descoberta no Parque Nacional Grande Sertão Veredas! Vamos saber mais a respeito dessa nova espécie? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

 Uma libélula sertaneja: pesquisadores encontram nova espécie em Minas

Descoberta foi feita no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. É a segunda espécie nova de libélula descrita na área protegida em menos de um ano.

    O sertão é onde manda quem é forte, já dizia sabiamente Guimarães Rosa. E é com a força de um laranja vibrante, que contrasta com o corpo preto, que uma pequena libélula se destaca na paisagem do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, no norte de Minas Gerais, divisa com a Bahia. O inseto, uma espécie até então desconhecida, recebeu o nome científico Argia sertaneja, uma homenagem, claro, ao sertão onde vive.

    A libélula-sertaneja foi registrada por um time de cientistas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e descrita em artigo publicado no periódico científico Zootaxa. O inseto foi encontrado no município mineiro de Chapada Gaúcha.

    A descoberta fez parte de um grande esforço de pesquisa e coleta que durou 18 meses, entre 2022 e 2023, para documentar a diversidade de vespas e libélulas no parque.

    No final do ano passado, outra espécie de libélula (Minagrion veredae) foi descrita para a ciência, fruto da mesma coleta feita pelos pesquisadores na unidade de conservação. O batismo é uma referência a outro elemento importante do parque: as veredas, vegetação que ocorre em áreas úmidas, como charcos, típicos do Cerrado. E o nome não é à toa, pois esse é o ambiente onde o inseto foi encontrado.

Duda Menegassi. Disponível em: <https://oeco.org.br/noticias/uma-libelula-sertaneja-pesquisadores-encontram-nova-especie-em-minas/>. Publicado em: 19 de julho de 2024. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) uma notícia.

(     ) uma crônica.

(     ) um artigo científico.

 

Questão 2 – Em “Descoberta foi feita no Parque Nacional Grande Sertão Veredas.”, a que descoberta o texto se refere?

 

 

Questão 3 – O texto revela que o nome científico Argia sertaneja se deve ao fato de:

(     ) a espécie viver no sertão.

(     ) a espécie ter tamanho pequeno.

(     ) a espécie apresentar cores marcantes.

 

Questão 4 – Releia:

“A libélula-sertaneja foi registrada por um time de cientistas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e descrita em artigo publicado no periódico científico Zootaxa.”

O vocábulo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – O trecho “O inseto foi encontrado no município mineiro de Chapada Gaúcha.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a segunda nova espécie de libélula, encontrada no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, foi descrita:

(     ) em 2022.

(     ) em 2023.

(     ) em 2024.

 

Questão 7 – No segmento “[…] para documentar a diversidade de vespas e libélulas no parque.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] as veredas, vegetação que ocorre em áreas úmidas, como charcos, típicos do Cerrado.”, o termo “como”:

(     ) inicia uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário