Início Atividades Atividade de português: Pronome relativo Quem – 8º ano

Atividade de português: Pronome relativo Quem – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, direcionada aos alunos do 8º ano, propõe o estudo do funcionamento do pronome relativo “quem”, na construção de texto que divulga um livro. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto que divulga um livro:

    […] Os personagens deste livro não foram escolhidos por acaso. São representantes de uma região rica em sua diversidade, cheia de histórias, rituais e encantamentos que a modernidade nos faz imaginar perdidos no tempo, mas que estão mais vivos do que nunca.

    Aqui está o resultado de quase um ano de trabalho, período em que as autoras dedicaram boa parte de seu tempo a escutar e esmiuçar histórias, para nos brindar com o relato de vida desses homens e mulheres a quem damos o nome de mestres. […]

Ana Beraldo e Eunice Reis. “Memória do povo – vozes de mestres”. São Paulo: Anauá, 2011.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a passagem que apresenta a finalidade de quem produziu o livro:

a) “Os personagens deste livro não foram escolhidos por acaso.”

b) “São representantes de uma região rica em sua diversidade […]”

c) “[…] as autoras dedicaram boa parte de seu tempo a escutar e esmiuçar histórias […]”

d) “[…] nos brindar com o relato de vida desses homens e mulheres […]”

 

Questão 2 – Em “[…] e encantamentos que a modernidade nos faz imaginar perdidos no tempo, mas que estão mais vivos do que nunca.”, o termo grifado indica uma ideia de:

a) adição

b) oposição

c) explicação

d) conclusão

 

Questão 3 – Na parte “[…] a quem damos o nome de mestres.”, o pronome relativo “quem” retoma:

R:

 

Questão 4 – No trecho “[…] cheia de histórias, rituais e encantamentos […]”, as palavras sublinhadas são exemplos de:

a) pronomes

b) advérbios

c) substantivos

d) adjetivos

 

Questão 5 – Nesse segmento “São representantes de uma região rica em sua diversidade, cheia de histórias, rituais e encantamentos […]”, as vírgulas foram empregadas para a indicação de uma:

R:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário