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Interpretação de texto: Engenho Teatral – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, exige o acionamento de diferentes habilidades de leitura. O texto, Engenho mostra um pouco do que gosta, nos conta sobre a inovadora proposta do Grupo “Engenho Teatral”. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

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Leia:

Engenho mostra um pouco do que gosta

    O “Engenho Teatral” vive na contramão: ao contrário dos filmes americanos e das novelas brasileiras, não representa o mundo como conflito de personagens. A vida não se resume a relações pessoais, afetivas, à psicologia e ao caráter desse ou daquele. Nem sempre historinhas pessoais, fábulas, dão conta de relações fundamentais entre os homens.

    O açúcar, o ouro ou o café brasileiro já foram as principais mercadorias do mundo. O que ficou dessa riqueza para escravos, mineiros, colonos? A quem serviu essa exploração desenfreada? Hoje, vivemos novamente situação semelhante: a descoberta de petróleo em camadas profundas do nosso litoral (no chamado pré-sal) aponta para um novo surto de riquezas absurdas. Quem vai levar isso?

    O “Engenho” se pergunta: interessa representar essa questão no palco? E ela se explica através do caráter e das relações afetivas e pessoais do presidente da Petrobrás, da Shell ou do presidente do Brasil? As histórias, briguinhas e intrigas nos moldes do filme americano e da novela dão conta de questões como essa, que são fundamentais em nossa vida e destino?

    Obviamente, as formas, o jeito de representar a vida que predomina na indústria cultural, não são gratuitos, não são neutros nem inocentes e, muito menos, refletem uma suposta natureza humana. Mas formam nosso gosto, nossa maneira de olhar, sentir, pensar e reelaborar o mundo. Essa forma define um padrão (pode ser o padrão global): ao plantar em nosso cérebro uma maneira aparentemente “natural” de ser, pensar e sentir, o padrão também determina o que é bom e o que é ruim, o que tem qualidade e o que não tem, o que pode e o que não pode, o que queremos ou deixamos de querer. Por isso, muitas vezes, emocionados, pensamos e sentimos: “é assim mesmo que a vida é” ou “hoje, o capítulo da novela foi de arrebentar” ou “aquele filme é demais!”. No sentido contrário, perdemos o interesse por determinados assuntos ou formas de representá-los: “ah, é muito chato!” (e isso, quase sempre, se volta contra aquilo que foge aos padrões estabelecidos; ainda assim, achamos que nós é que pensamos dessa maneira, que essa é a maneira “natural”, que isso faz parte de “nossa” “natureza humana” e não que isso foi produzido em nós por uma história e interesses).

    Repetimos: o “Engenho Teatral” vive na contramão, tenta representar essa história e esses interesses, tenta enxergar aquilo que as formas da indústria cultural e nosso dia a dia escondem. […]

Disponível em: <https://engenhoteatral.wordpress.com/mostra/>. Acesso em: 22/10/16.

 

Questões

Questão 1 – O “Engenho Cultural” vive na contramão porque:

a) trata das principais relações afetivas entre as pessoas.

b) determina o que é de que qualidade.

c) direciona o nosso modo de olhar.

d) vê aquilo que está oculto no nosso cotidiano e que interfere em nossas vidas.

 

Questão 2 – No segundo parágrafo, os dois pontos introduzem uma:

a) explicação

b) enumeração

c) exemplificação

d) observação

 

Questão 3 – Os pronomes grifados a seguir substituem:

a) “E ela se explica através do caráter e das relações afetivas e pessoais […]”

(     ) a vida

(     ) essa exploração desenfreada

(     ) a pergunta

(     ) essa questão

 

b) “[…] ou formas de representá-los […]”

(     ) o caráter e as relações afetivas

(     ) determinados assuntos

(     ) interesses

(     ) padrões estabelecidos

 

Questão 4 – Na parte “Por isso, muitas vezes, emocionados, pensamos e sentimos […]”, a conjunção destacada estabelece uma relação de:

a) comparação

b) oposição

c) condição

d) causa

 

Questão 5 – Há o predomínio no texto do emprego da vírgula para:

a) inserção de orações explicativas.

b) omissão de termos oracionais.

c) enumeração de elementos.

d) isolamento de expressões com valor adverbial.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

7 comentários

Andreia lima 26 de agosto - 9:29

Quero o gabarito

Responder
Equipe Acessaber 27 de agosto - 11:42

Andreia, o gabarito está logo acima do cabeçalho, se não encontrar me avise para eu te ajudar =)

Responder
SIRLEI 9 de novembro - 19:25

PARABÉNS PELAS ATIVIDADES MUITO BOA MESMO VOU USAR COM MEUS ALUNOS,ACHEI BEM INTERESSANTE OS TEXTOS MAIS ATUAIS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.GOSTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PORQUE OS LIVROS NÃO TEM TEXTOS DE QUALIDADE,EMBORA NÓS PROFESSORES Q ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO O MELHOR P/ NOSSOS ALUNOS AS VEZES SE TORNA DIFÍCIL ACHAR ALGO INTERESSANTE.MUITO BOM MESMO

Responder
Denyse Lage Fonseca 10 de novembro - 21:32

Oi, Sirlei!

Ficamos muito felizes com a primorosa avaliação que você faz de nossas atividades! Muito obrigada!

Agradecemos por partilhar conosco as suas observações sobre o contexto em que atua!

Muito bom ter a sua presença no “Acessaber”!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Edson 1 de agosto - 15:51

Olá Denyse,
Quão rico é este site em instruções práticas para educandos e educadores.
Só posso dizer: Parabéns!
Agradeço muito por partilhar sua experiência na internet.

Responder
Denyse Lage Fonseca 6 de agosto - 17:48

Olá, Edson!

Quão gratificantes e motivadoras são as suas palavras!

Muito obrigada por interagir, partilhando a cuidadosa avaliação que você faz do “Acessaber”!

Fica aqui o convite para que você volte sempre!

Denyse

Responder
Juranir de Oliveira 2 de maio - 11:26

Gostaria de conseguir conteúdos de português para os 2⁰s e terceiros anos.

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