Início Série5º ano Interpretação de texto: Iogurte sabor ciência – 5º ano

Interpretação de texto: Iogurte sabor ciência – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre iogurte. Que tal aprender uma receita de iogurte caseiro muito gostosa e cheia de ciência?! Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06 e EF05LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Iogurte sabor ciência!!!

    Ele vai muito bem puro, com frutas, granola… É saudável e gostoso. Estou falando do iogurte. Ah! Você adora, não é? Que tal aprender uma receita de iogurte caseiro muito gostosa e cheia de ciência?!

 

Você vai precisar de:

  • uma caixa de leite integral;
  • uma leiteira;
  • um pote de 200 gramas de iogurte natural;
  • um isopor pequeno com tampa;
  • um fogão;
  • um adulto.

 

Passo a passo:

    Coloque o leite integral na leiteira e peça a um adulto que acenda o fogo e fique ao seu lado. Quando ele estiver quase fervendo (não o deixe subir), apague o fogo. Deixe o leite ficar morno, despeje o iogurte natural e misture. Coloque a leiteira dentro do isopor e tampe. Ela deve ficar assim por, pelo menos, oito horas. Quando abrir, seu iogurte estará no ponto!

 

O que aconteceu?

    Há no iogurte bactérias que, em contato com o leite, se reproduzem rapidamente. Essa reação química chamada fermentação transforma a mistura em mais iogurte. O que é feito em casa é um pouquinho mais azedo do que o industrializado. Para adoçá-lo, misture frutas da sua preferência. O resultado é uma delícia!

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_265.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele vai muito bem puro, com frutas, granola… É saudável e gostoso.”, o texto refere-se ao:

 

 

Questão 2 – A seção “Você vai precisar de:” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – O texto orienta que o fogo deve ser apagado, quando o leite:

(     ) “subir”.

(     ) “ficar morno”.

(     ) “estiver quase fervendo”.

 

Questão 4 – No segmento “Coloque a leiteira dentro do isopor e tampe.”, o vocábulo “e” foi empregado para exprimir a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Em “Há no iogurte bactérias que, em contato com o leite, se reproduzem rapidamente.”, o termo destacado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Na parte “O que é feito em casa é um pouquinho mais azedo do que o industrializado.”, o texto:

(     ) revela uma condição.

(     ) aponta uma hipótese.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – Sublinhe a palavra que introduz uma finalidade a seguir:

“Para adoçá-lo, misture frutas da sua preferência.”

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “Ela deve ficar assim por, pelo menos, oito horas.”

(     ) “Quando abrir, seu iogurte estará no ponto!”

(     ) “O resultado é uma delícia!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário