Início Série5º ano Interpretação de texto: Moldura colorida – 5º ano

Interpretação de texto: Moldura colorida – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre moldura colorida. Que tal aprender a fazer uma, a partir de revista velha? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15LP08.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Moldura colorida

    Sabe aquelas revistas antigas que você tem em casa? Estamos falando de revistas sobre as quais você não tem mais interesse, mas que, por um motivo ou outro, acabaram ficando guardadas. Elas podem ser a matéria-prima para a produção de incríveis molduras coloridas. Oba!

 

Você vai precisar de:

  • um pedaço de esponja de aço;
  • revistas velhas;
  • papel;
  • tesoura.

 

Mãos à obra!

    Para começar, recorte o papel em pequenos moldes de diferentes formatos. Você pode fazer corações, estrelas, triângulos ou o que imaginar.

    Depois, escolha uma página ou imagem da revista, em que predomine apenas uma cor e passe a esponja de aço sobre ela, até que a imagem fique branca.

    Coloque o molde sobre uma folha de papel e passe a esponja de aço ao redor dele. Você vai ver que a tinta que estava na revista passou para a esponja de aço e foi parar no seu papel, colorindo-o no formato do molde que você usou.

    […]

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_252.pdf>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

 

 

Questão 2 – Em “[…] acabaram ficando guardadas.”, a que o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Releia:

“Elas podem ser a matéria-prima para a produção de incríveis molduras coloridas.”

Nessa passagem, há um adjetivo que indica uma opinião. Identifique-o:

 

Questão 4 – A interjeição “Oba!”, usada no texto, exprime o sentimento de:

(     ) alegria.

(     ) surpresa.

(     ) aprovação.

 

Questão 5 – A seção “Você vai precisar de”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Segundo o texto, deve predominar apenas uma cor na página ou imagem da revista escolhida. Isso quer dizer que:

(     ) “uma cor deve ocupar toda a página ou imagem da revista escolhida”.

(     ) “uma cor deve ocupar a metade da página ou imagem da revista escolhida”.

(     ) “uma cor deve ocupar a maior parte da página ou imagem da revista escolhida”.

 

Questão 7 – Observe:

“[…] passe a esponja de aço sobre ela, até que a imagem fique branca.”

Nesse trecho, a expressão destacada introduz a ideia de:

(     ) tempo.

(     ) condição.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – Assinale o segmento que revela o resultado final da produção da moldura colorida:

(     ) “Para começar, recorte o papel em pequenos moldes de diferentes formatos.”

(     ) “Coloque o molde sobre uma folha de papel e passe a esponja de aço ao redor dele.”

(     ) “[…] a tinta que estava na revista passou para a esponja de aço e foi parar no seu papel […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário