Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o tuco-tuco. Ameaçado de extinção pela destruição de habitats, o roedor pertence a uma grande família exclusiva da América do Sul. Vamos saber mais a respeito do tuco-tuco? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF05CI01 e EF05CI03.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O tuco-tuco merece mais proteção – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O tuco-tuco merece mais proteção – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O tuco-tuco merece mais proteção – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Além de curtidas, o tuco-tuco merece mais proteção
Ameaçado de extinção pela destruição de habitats, o roedor pertence a uma grande família exclusiva da América do Sul
A aparição recente da simpática espécie em vídeo e reportagens colheu milhares de “likes” em Redes Sociais, enquanto os ambientes onde vive encolhem pelo avanço da urbanização, de obras de infraestrutura e do agronegócio, do Pampa à Amazônia.
Parente da capivara e do porquinho-da-índia, o tuco-tuco é igualmente um roedor e parte da grande família Ctenomyidae, com 65 espécies exclusivas da América do Sul. Oito delas vivem no Brasil, em Rondônia, no Mato Grosso, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Com cinco espécies, o último estado é o mais rico em tuco-tucos, também chamados de curus-curus ou ratos-de-pentes. O nome mais comum deriva do termo indígena tuku’tuku, apontando ao som que o macho da espécie faz quando se sente ameaçado.
A espécie que arrancou aplausos em filmagem do fotógrafo Jeff Botega (GZH Digital) foi a Ctenomys flamarioni, que só vive em dunas do litoral gaúcho e foi listada como em risco de extinção por entidades estaduais, nacionais e internacionais. As demais espécies sulistas vivem também no Pampa.
Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Projeto Tuco-tuco detalha que os números nacionais do roedor encolhem por fatores como pisoteio, despejo de lixo e destruição de dunas para urbanização, ataques e presença de animais domésticos, obras de infraestrutura e conversão de pastos naturais em lavouras.
Aldem Bourscheit. Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/alem-de-curtidas-o-tuco-tuco-merece-mais-protecao/>. Publicado em: 11 de março de 2024.
Questões
Questão 1 – Em “Ameaçado de extinção pela destruição de habitats, o roedor pertence a uma grande família exclusiva da América do Sul”, o texto refere-se:
( ) à capivara.
( ) ao tuco-tuco.
( ) ao porquinho-da-índia.
Questão 2 – Releia:
“A aparição recente da simpática espécie em vídeo e reportagens colheu milhares de ‘likes’ […]”
Nessa passagem, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:
Questão 3 – Sublinhe o vocábulo que assinala a soma de fatos no segmento:
“[…] o tuco-tuco é igualmente um roedor e parte da grande família Ctenomyidae […]”
Questão 4 – Segundo o texto, há mais tuco-tuco:
( ) no Mato Grosso.
( ) em Santa Catarina.
( ) no Rio Grande do Sul.
Questão 5 – Na parte “O nome mais comum deriva do termo indígena tuku’tuku, apontando ao som que o macho da espécie faz quando se sente ameaçado.”, o autor do texto:
( ) dá uma explicação.
( ) indica uma contradição.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – De acordo com o texto, quais fatores ameaçam a vida do tuco-tuco?
Questão 7 – Pode-se afirmar que o tuco-tuco é exclusivo:
( ) do bioma Pampa.
( ) da América do Sul.
( ) das dunas do litoral gaúcho.
Questão 8 – O trecho “[…] e foi listada como em risco de extinção por entidades estaduais, nacionais e internacionais.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.