Atividade de português solicita, aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a distinção entre “sujeito” e “complemento”, por meio de texto, escrito pelo músico espanhol Pablo Casals, que combateu a ditadura e o regime nazista.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Sujeito e complemento – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sujeito e complemento – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sujeito e complemento – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Sujeito e complemento
Leia:
Que incríveis mudanças e avanços eu vi na minha vida! Que incríveis progressos – na ciência, indústria e exploração do espaço! Mas o quanto famintos, tiranos e opressores ainda somos. Nós continuamos a agir como bárbaros, e como selvagens ainda tememos os nossos vizinhos nesta Terra – nós nos armamos contra eles, eles se armam contra nós. Eu espero que eu nunca precise viver em um mundo onde a lei do homem é matar o homem. Nós somos todos folhas da mesma árvore, e essa árvore chama-se humanidade.
Pablo Casals (Músico espanhol, 1876-1973, que combateu a ditadura e o regime nazista.)
Questões
Questão 1 – “[…] nós nos armamos contra eles, eles se armam contra nós.”. Identifique as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes “nós” e “eles” no contexto acima:
Questão 2 – “Eu espero que eu nunca precise viver em um mundo onde a lei do homem é matar o homem.”. O tom desse trecho, criado pelo subjuntivo, é o de:
a) conselho
b) pedido
c) ordem
d) desejo
Questão 3 – O período “Mas o quanto famintos, tiranos e opressores ainda somos.” estabelece com os anteriores uma relação de:
a) oposição
b) conclusão
c) anuência
d) consequência
Questão 4 – Assinale a alternativa em que se registra o emprego de pronome relativo:
a) “Que incríveis mudanças e avanços eu vi na minha vida!”
b) “Nós continuamos a agir como bárbaros […]”
c) “[…] em um mundo onde a lei do homem é matar o homem.”
d) “[…] e essa árvore chama-se humanidade.”
Questão 5 – Na passagem “Que incríveis progressos – na ciência, indústria e exploração do espaço!’, o travessão introduz:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Parabéns!
Tenho acessado este site e encontrado boas sugestões para trabalhar com meus alunos.
não estou conseguindo encontrar gabarito das atividades do 1ano interpretação de texto. obrigado