Início Atividades Atividade de português: Sujeito e complemento – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Sujeito e complemento – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português solicita, aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a distinção entre “sujeito” e “complemento”, por meio de texto, escrito pelo músico espanhol Pablo Casals, que combateu a ditadura e o regime nazista.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Sujeito e complemento

Leia:

    Que incríveis mudanças e avanços eu vi na minha vida! Que incríveis progressos – na ciência, indústria e exploração do espaço! Mas o quanto famintos, tiranos e opressores ainda somos. Nós continuamos a agir como bárbaros, e como selvagens ainda tememos os nossos vizinhos nesta Terra – nós nos armamos contra eles, eles se armam contra nós. Eu espero que eu nunca precise viver em um mundo onde a lei do homem é matar o homem. Nós somos todos folhas da mesma árvore, e essa árvore chama-se humanidade.

Pablo Casals (Músico espanhol, 1876-1973, que combateu a ditadura e o regime nazista.)

 

Questões

Questão 1 – “[…] nós nos armamos contra eles, eles se armam contra nós.”. Identifique as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes “nós” e “eles” no contexto acima:

 

 

Questão 2 – “Eu espero que eu nunca precise viver em um mundo onde a lei do homem é matar o homem.”. O tom desse trecho, criado pelo subjuntivo, é o de:

a) conselho

b) pedido

c) ordem

d) desejo

 

Questão 3 – O período “Mas o quanto famintos, tiranos e opressores ainda somos.” estabelece com os anteriores uma relação de:

a) oposição

b) conclusão

c) anuência

d) consequência

 

Questão 4 – Assinale a alternativa em que se registra o emprego de pronome relativo:

a) “Que incríveis mudanças e avanços eu vi na minha vida!”

b) “Nós continuamos a agir como bárbaros […]”

c) “[…] em um mundo onde a lei do homem é matar o homem.”

d) “[…] e essa árvore chama-se humanidade.”

 

Questão 5 – Na passagem “Que incríveis progressos – na ciência, indústria e exploração do espaço!’, o travessão introduz:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

nanci 23 de novembro - 19:37

Parabéns!
Tenho acessado este site e encontrado boas sugestões para trabalhar com meus alunos.

Responder
IVANICE ANIZIO DA SILVA 28 de novembro - 11:27

não estou conseguindo encontrar gabarito das atividades do 1ano interpretação de texto. obrigado

Responder

Deixe um Comentário