Início Série5º ano Interpretação de texto: Pintura de cristal – 5º ano

Interpretação de texto: Pintura de cristal – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a pintura de cristal. Que tal aprender a fazer uma, hein? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF05CI04 e EF05CI06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Pintura de cristal

    Vivemos em um país tropical. Por isso, neve aqui é uma coisa rara. Mas você já deve ter visto em filmes ou desenhos os bonitos cristais de gelo que se formam no inverno dos países mais frios. Que tal fazê-los em casa? Você ainda pode transformá-los em arte!

Você vai precisar de:

  • água;
  • papel branco;
  • aquarela e pincéis;
  • plástico transparente de recobrir alimentos;
  • tabuleiro;
  • congelador.

 Mãos à obra:

  1. Coloque uma folha de papel no tabuleiro.
  2. Corte um pedaço de plástico mais ou menos do tamanho do papel.
  3. Pincele água sobre o papel, até que ele fique bastante úmido.
  4. Pinte o papel úmido com aquarela da maneira que você quiser, para que ele fique bem bonito. Deixe a tinta ficar bem aguada.
  5. Assim que terminar a pintura, cubra o papel com o plástico. Faça isso bem rapidinho para que a pintura não seque!
  6. Coloque imediatamente o tabuleiro no congelador e deixe-o lá durante toda a noite.
  7. No dia seguinte, retire o plástico e veja os cristais de gelo recobrindo a sua arte!

    Antes que sua obra de arte derreta, saiba que esses cristais se formam porque as moléculas de água de tinta da sua pintura se juntam em um padrão regular quando congelam, como acontece com a água que vira gelo quando cai das nuvens – a neve!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 201.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_201.pdf>.

 

 Questões

Questão 1 – Qual é o objetivo do texto lido?

(     ) ensinar a fazer algo.

(     ) debater um assunto.

(     ) anunciar uma descoberta.

 

Questão 2 – Em “Que tal fazê-los em casa?”, o texto refere-se:

 

 

Questão 3 – A seção “Você vai precisar de:”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o que tem de ser feito “bem rapidinho para que a pintura não seque!”?

(     ) pincelar água sobre o papel, deixando-o muito úmido.

(     ) pintar o papel úmido com aquarela do jeito que desejar.

(     ) cobrir o papel com o plástico, depois de terminar a pintura.

 

Questão 5 – Na parte “Coloque imediatamente o tabuleiro no congelador e deixe-o lá durante toda a noite.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – O ponto de exclamação, depois de “[…] veja os cristais de gelo recobrindo a sua arte!”, indica em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) dúvida.

(     ) admiração.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] saiba que esses cristais se formam porque as moléculas de água de tinta da sua pintura se juntam em um padrão regular quando congelam […]”, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário