Início Série5º ano Interpretação de texto: Menina de ouro – 5º ano

Interpretação de texto: Menina de ouro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Menina de ouro. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07 e EF35LP10.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 “Menina de ouro”

    Frankie Dunn passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Ele costuma passar aos lutadores, com quem trabalha, a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, proteja-se.

    Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap, seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald, uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe.

    Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, a jovem decide treinar diariamente no ginásio. Recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-56714/>.

(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma crônica.

 

Questão 2 – O trecho “Frankie Dunn passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, qual lição Frankie Dunn passa aos lutadores do seu círculo?

 

 

Questão 4 – Releia:

“Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap, seu único amigo, que cuida também de seu ginásio.”

Nesse fragmento, o texto conta o motivo de Frankie ser uma pessoa fechada e se relacionar apenas com um amigo. Identifique esse motivo:

 

Questão 5 – Em “Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald, uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe.”, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) a complicação da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – O que quer dizer “um dom ainda não lapidado”?

(     ) Quer dizer um dom ainda não valorizado.

(     ) Quer dizer um dom ainda não aperfeiçoado.

(     ) Quer dizer um dom ainda não demonstrado.

 

Questão 7 – Na parte “Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres […]”, o vocábulo destacado:

(     ) retoma Maggie.

(     ) apresenta Maggie.

(     ) caracteriza Maggie.

 

Questão 8 – Na frase “Apesar da negativa de Frankie, a jovem decide treinar diariamente no ginásio.”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – Segundo o texto, Frankie acaba aceitando treinar Maggie porque:

(     ) “recebe o apoio de Scrap”.

(     ) “é vencido pela determinação da jovem”.

(     ) “acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário