Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, explora tipos de pronomes. Vamos analisá-los no texto Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 9º ano: EF09LP05.
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Leia:
Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?
Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio, muitos encontros de neurônios se reforçam e memorizamos a sequência de sons. A partir desse instante, acontece um efeito conhecido entre os cientistas como “reverberação de memória”, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música. Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_236.pdf>.
(Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?”, há um pronome indefinido. Ele dá um sentido indefinido ao substantivo:
Questão 2 – Sublinhe o pronome demonstrativo no trecho:
“Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio […]
Questão 3 – Observe:
“[…] e memorizamos a sequência de sons.”
Nessa oração, o sujeito é um pronome pessoal que está oculto. Identifique-o:
Questão 4 – Na parte “[…] ‘reverberação de memória’, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música.”, o vocábulo “que” é:
( ) pronome relativo.
( ) conjunção integrante.
( ) advérbio de intensidade.
Questão 5 – Aponte o segmento que contém um pronome possessivo:
( ) “[…] muitos encontros de neurônios se reforçam […]”
( ) “A partir desse instante, acontece um efeito […]”
( ) “Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.