Início Série5º ano Interpretação de texto: Reciclagem do isopor – 5º ano

Interpretação de texto: Reciclagem do isopor – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a reciclagem do isopor. Em 2019, foram recicladas cerca de 36 mil toneladas de isopor, o que representa apenas 34% do total produzido no país. Vamos nos informar e nos conscientizar a respeito desse assunto tão sério? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Reciclagem do isopor

    A reciclagem do isopor é uma das mais altas que existe. Porém, não é muito atrativa. Por ser extremamente leve e ao mesmo tempo volumoso, tem baixo preço de venda.

    Grande parte do isopor é jogado nas ruas, em lotes vagos e até em cursos d’água. Nos oceanos, há quantidade incalculável de pedaços, principalmente de micros fragmentos. Todos os anos, mais de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no mundo têm como destino final os oceanos.

    O Brasil é responsável por 8% desse volume. Segundo diagnóstico do programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o plástico corresponde a 48,5% dos itens que vão para o mar no país. Bitucas de cigarro, isopor, roupas e os apetrechos de pesca estão na lista dos 15 itens mais encontrados nas praias brasileiras. Eles correspondem a 80,3% dos resíduos que vão parar no mar.

    De acordo com a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido (Abrapex), em 2019 foram recicladas cerca de 36 mil toneladas de isopor, o que representa apenas 34% do total produzido no país. Infelizmente, não temos políticas públicas que considerem a reciclagem como prioridade. Além disso, fabricantes e utilizadores do isopor, de forma geral, não têm a mínima responsabilidade sobre sua destinação.

Amda. Disponível em: <https://amda.org.br/ciclo-de-vida/6890-ciclo-de-vida-do-isopor/>. (Com corte e adaptação).

Publicado em: 04 de setembro de 2023.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, a reciclagem do isopor “não é muito atrativa”. Por quê?

 

 

Questão 2 – Releia:

“Grande parte do isopor é jogado nas ruas, em lotes vagos e até em cursos d’água.”

Identifique o termo que exprime a ideia de soma nessa passagem:

 

 Questão 3 – No trecho “Nos oceanos, há quantidade incalculável de pedaços, principalmente de micros fragmentos.”, o vocábulo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “somente”.

(     ) “especialmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

 

Questão 4 – O segmento “Todos os anos, mais de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no mundo têm como destino final os oceanos.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Em “O Brasil é responsável por 8% desse volume.”, a que volume o texto se refere?

 

 

Questão 6 – O texto revela que, em 2019 no Brasil, foram reciclados:

(     ) 34% do total de isopor produzido no país.

(     ) 48,5% do total de isopor produzido no país.

(     ) 80,3% do total de isopor produzido no país.

 

Questão 7 – Na frase “Além disso, fabricantes e utilizadores do isopor, de forma geral, não têm a mínima responsabilidade sobre sua destinação.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – O texto sobre a reciclagem do isopor apresenta:

(     ) citações diretas.

(     ) citações indiretas.

(     ) citações diretas e citações indiretas.

 

Questão 9 – Há uma opinião no fragmento:

(     ) “A reciclagem do isopor é uma das mais altas que existe.”

(     ) “[…] estão na lista dos 15 itens mais encontrados nas praias brasileiras.”

(     ) “Infelizmente, não temos políticas públicas que considerem a reciclagem como prioridade.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

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