Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a criação de um centro de conservação da ararinha-azul no Zoo de São Paulo. Esse local terá como objetivo cuidado, bem-estar e reprodução de indivíduos para soltura na natureza. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção texto. Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Ararinha-azul ganha centro de conservação – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ararinha-azul ganha centro de conservação – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ararinha-azul ganha centro de conservação – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ararinha-azul ganha centro de conservação no Zoo de SP
Com espaço para abrigar até 44 ararinhas, local terá como objetivo cuidado, bem-estar e reprodução de indivíduos para soltura na natureza
Na última sexta-feira (3), o Zoológico de São Paulo inaugurou um Centro de Conservação para ararinha-azul. Construído exclusivamente para a espécie, o centro conta com salas de incubação de ovos, “maternidade” com controle de temperatura e iluminação e sala para atendimento veterinário, além de ambientes cobertos e ao ar livre com capacidade de abrigar até 44 ararinhas. O objetivo do espaço é assegurar os cuidados e bem-estar das aves que estão em cativeiro e promover a reprodução da espécie, para que novos indivíduos possam ser soltos na natureza.
A ararinha-azul foi extinta na natureza nos anos 2000 e só não teve a extinção como destino final, graças aos animais mantidos em diferentes instituições mundo afora. Desde 2020, uma iniciativa trabalha para devolver a espécie à Caatinga e ao sertão baiano, seu habitat, por meio da reintrodução de ararinhas-azuis oriundas do cativeiro.
Atualmente, a população ex situ, ou seja, fora do ambiente natural da espécie, conta com 334 indivíduos, 85 deles em instituições e zoológicos brasileiros.
Apenas no Zoo de SP estão 27 delas. […]
A vinda das ararinhas ao zoológico, um pedido do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), foi o que levou à criação do centro de conservação, explica a bióloga responsável pelo setor de aves do zoológico, Fernanda Vaz Guida. “O CEMAVE nos procurou a fim de verificar se poderíamos abrigar temporariamente alguns indivíduos. Foi então que tomamos a decisão de não só atender este pedido de abrigo, mas criar um centro para manutenção e reprodução da espécie para trabalhar com elas a longo prazo”, conta a bióloga.
Duda Menegassi. Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/ararinha-azul-ganha-centro-de-conservacao-no-zoo-de-sp/>. Publicado em: 7 de maio de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
Questão 2 – Em “[…] local terá como objetivo cuidado, bem-estar e reprodução de indivíduos para soltura na natureza […]”, a que local o texto se refere?
Questão 3 – O fragmento “[…] o centro conta com salas de incubação de ovos, ‘maternidade’ com controle de temperatura e iluminação e sala para atendimento veterinário […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – No segmento “O objetivo do espaço é assegurar os cuidados e bem-estar das aves que estão em cativeiro […]”, o termo sublinhado quer dizer:
( ) “manter”.
( ) “garantir”.
( ) “aumentar”.
Questão 5 – Identifique o fato que, de acordo com o texto, não permitiu que a ararinha-azul tivesse “a extinção como destino final”:
Questão 6 – Na passagem “Atualmente, a população ex situ, ou seja, fora do ambiente natural da espécie […]”, a expressão grifada:
( ) indica uma opinião.
( ) introduz uma conclusão.
( ) assinala uma explicação.
Questão 7 – O texto revela o número de ararinhas-azuis presentes no Centro de Conservação no Zoológico de São Paulo. Assinale-o:
( ) 27.
( ) 44.
( ) 85.
Questão 8 – No último parágrafo, as aspas destacam:
( ) a principal informação do texto.
( ) o trecho em linguagem informal.
( ) a reprodução de uma fala alheia.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.