Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a necessidade de repensar a moda. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. Vamos entender melhor esse tema tão sério? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.
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Leia:
Por que é necessário repensar a moda?
A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. O modelo de consumo conhecido como “fast fashion”, que se traduz literalmente como “moda rápida”, tem impactado de forma negativa o ambiente. E isso se dá pela produção massiva de roupas, comercializadas a preços baixos por grandes varejistas e que também são descartadas de forma rápida pelo consumidor. Tudo fica ainda pior com o crescimento das vendas de roupas pela internet.
“A essência do problema não está sendo encarada. O tecido é muito agressivo para o meio ambiente, muitas vezes até mais do que o plástico”, explica Anna Carolina Figueiredo, pesquisadora do Instituto Sustentabilidade Têxtil e Moda, organização que nasceu no Núcleo de Apoio a Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP).
Essas roupas, com ciclos de vida curtos, acabam sendo descartadas em aterros sanitários e lixões, onde muitas vezes levam anos para se decompor. O ideal, segundo Anna, é evitar descartar roupas no lixo e, sempre que possível, doá-las.
O problema, no entanto, não se limita ao descarte inadequado. O processo de produção também tem impactos negativos. As tintas tóxicas usadas no tingimento, por exemplo, podem contaminar as águas dos rios, enquanto possíveis agrotóxicos usados na colheita do algodão prejudicam o solo. Os materiais têxteis derivados do petróleo utilizados nas roupas são outro problema, uma vez que eles podem levar até 400 anos para se decompor. E há ainda a poluição do ar, que pode ocorrer, devido à emissão de gases poluentes na atmosfera.
Mas nem tudo está perdido! Iniciativas de moda sustentável estão surgindo cada vez mais no país e no mundo. E elas enxergam nesse novo modelo de produção um meio de promover a coletividade, a criatividade e gerar renda de forma consciente e econômica.
[…]
As novas marcas utilizam, por exemplo, materiais retirados da natureza como sementes, conchas, palhas e “coisas sagradas”, além de tingimento natural de tecidos e o reaproveitamento de roupas ou retalhos doados.
[…]
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/sustentabilidade/moda-sustentavel-nas-periferias/>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “E isso se dá pela produção massiva de roupas […]”, o termo destacado retoma uma informação. Qual?
Questão 2 – O texto enfatiza que a produção massiva de roupas se torna pior com:
( ) “o crescimento das vendas pela internet”.
( ) “o descarte de forma rápida pelo consumidor”.
( ) “a comercialização a preços baixos por grandes varejistas”.
Questão 3 – Releia o segundo parágrafo. Depois, identifique o trecho em que a pesquisadora entrevistada estabelece uma comparação:
Questão 4 – De acordo com o texto, as tintas tóxicas utilizadas no tingimento das roupas:
( ) “prejudicam o solo”.
( ) “podem contaminar as águas dos rios”.
( ) “podem levar até 400 anos para se decompor”.
Questão 5 – Na passagem “E há ainda a poluição do ar, que pode ocorrer, devido à emissão de gases poluentes na atmosfera.”, a expressão grifada indica:
( ) causa.
( ) condição.
( ) consequência.
Questão 6 – O texto evidencia que, apesar de todos os danos causados pela “moda rápida” ao meio ambiente, “nem tudo está perdido!”. Por quê?
Questão 7 – Em “[…] de forma consciente e econômica.”, o texto revela os modos com que:
( ) a produção da moda sustentável promove a criatividade.
( ) a produção da moda sustentável promove a coletividade.
( ) a produção da moda sustentável promove a geração de renda.
Questão 8 – Sublinhe a seguir o termo que assinalada a soma de fatos:
“[…] tingimento natural de tecidos e o reaproveitamento de roupas ou retalhos doados.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.