Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os maias. Os historiadores chamam de maias um conjunto de tribos que viveu na região da América Central, há cerca de 3.500 anos. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os maias – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os maias – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os maias – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os maias
Os historiadores chamam de maias um conjunto de tribos que viveu na região da América Central, há cerca de 3.500 anos. Assim como os egípcios, os maias eram muito voltados para a atividade agrícola. Por isso, eles desenvolveram e aperfeiçoaram algumas técnicas que ajudavam no cultivo, como canais de irrigação e utilização de adubos. A maioria da aldeia trabalhava na lavoura.
A união das tribos era possível, graças a ações militares e ao fato de as diferentes tribos concordarem em um aspecto: a religião. Os maias tinham seus deuses. A eles adoravam e para eles faziam alguns rituais que muitas vezes estavam ligados à natureza.
Eram muito curiosos em relação ao movimento de astros e estrelas. Os sacerdotes eram também responsáveis pelos conhecimentos de Astronomia.
Com esse saber, os maias desenvolveram calendários precisos. Para medir o tempo, eles não se referiam, como faziam outros povos, às fases da Lua. Segundo uma lenda maia, a lua era um deus covarde. Por isso, eles mediam o tempo a partir dos vinte dedos, definindo meses de vinte dias.
Esse povo, portanto, contava. Isso foi comprovado com a descoberta de um sistema numérico escrito. A noção dos números não ajudava apenas na Astronomia: como em outros povos, ela ajudava na administração de todo o reino e, no caso dos maias, ela era fundamental para a cobrança de impostos das tribos súditas.
Os maias tinham duas formas de representar os números. Em uma delas, utilizavam figuras de cabeças de divindades. Na outra, combinavam apenas três símbolos: um ponto, uma barra horizontal e uma concha.
Denise Moraes.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/o-sistema-numerico-maia/>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “[…] eles desenvolveram e aperfeiçoaram algumas técnicas que ajudavam no cultivo, como canais de irrigação e utilização de adubos.”, o texto refere-se:
( ) aos maias.
( ) aos egípcios.
( ) aos maias e aos egípcios.
Questão 2 – Identifique os fatos que, segundo o texto, possibilitavam a união das tribos maias:
Questão 3 – Na parte “A eles adoravam e para eles faziam alguns rituais que muitas vezes estavam ligados à natureza.”, o vocábulo sublinhado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 4 – O texto revela que “os maias desenvolveram calendários precisos” com:
( ) os conhecimentos da religião.
( ) os conhecimentos da natureza.
( ) os conhecimentos de Astronomia.
Questão 5 – Observe:
“Para medir o tempo, eles não se referiam, como faziam outros povos, às fases da Lua.”
Nessa passagem, a palavra “como”:
( ) introduz um exemplo.
( ) indica uma conformidade.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – Grife a seguir o termo que retoma uma informação:
“Isso foi comprovado com a descoberta de um sistema numérico escrito.”
Questão 7 – De acordo com o texto, para os maias, o que “era fundamental para a cobrança de impostos das tribos súditas”?
Questão 8 – No segmento “Em uma delas, utilizavam figuras de cabeças de divindades.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.