Início Série5º ano Interpretação de texto: Nas folhas do chá – 5º ano

Interpretação de texto: Nas folhas do chá – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Nas folhas do chá: o segredo das cartas chinesas. Vamos ler o texto que nos apresenta esse interessante livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Nas folhas do chá: o segredo das cartas chinesas”

Nas folhas do chá traz uma encantadora correspondência entre duas meninas. Elas não se conhecem pessoalmente e um clima de suspense invade suas vidas, quando descobrem que podem estar mais ligadas do que imaginam…

    Gabriela mora no Rio de Janeiro, tem treze anos e sua avó está doente. He Juhua mora em Pequim, tem a mesma idade e seu avô também não está nada bem. As duas meninas não se conheciam, até que Gabi decide escrever uma carta endereçada a uma casa de chá chinesa em busca de ajuda para o mal de sua avó.

    He Juhua é quem responde e as duas meninas começam a trocar uma correspondência emocionante e curiosa, substituindo, logo de início, o envelope pela rapidez do e-mail.

    As diferenças entre o Brasil e a China, a medicina alopata e a chinesa tradicional, o namoro na década de 50 e nos dias de hoje são alguns dos temas dessas conversas. Elas ainda vão descobrir uma misteriosa ligação entre as duas.

    As autoras deste livro – uma brasileira e outra chinesa – também não se conheciam quando criaram esta delicada história, ao longo de intensa troca de e-mails. Nas folhas do chá foi idealizado por Flávia Lins e Silva, para que nosso jovem leitor possa entrar em contato com escritores e ambientes de outras culturas.

 Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788566642735/nas-folhas-do-cha-nova-edicao>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

 

 

Questão 2 – Releia:

 Nas folhas do chá traz uma encantadora correspondência entre duas meninas.”

Nesse trecho, há um vocábulo que exprime uma opinião. Localize-o:

 

Questão 3 – Na passagem “Elas não se conhecem pessoalmente […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Identifique o fragmento que apresenta as protagonistas do livro “Nas folhas do chá”:

 

 

Questão 5 – A frase “As duas meninas não se conheciam, até que Gabi decide escrever uma carta endereçada a uma casa de chá chinesa em busca de ajuda para o mal de sua avó.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Sublinhe a seguir a palavra que assinala a ideia de soma:

“As diferenças entre o Brasil e a China […]”

 

Questão 7 – Em “Elas ainda vão descobrir uma misteriosa ligação entre as duas.”, o texto revela:

(     ) o início da história do livro.

(     ) o clímax da história do livro.

(     ) o desfecho da história do livro.

 

Questão 8 – No segmento “As autoras deste livro – uma brasileira e outra chinesa – também não se conheciam quando criaram esta delicada história […]”, os travessões separam:

(     ) um exemplo intercalado.

(     ) uma correção intercalada.

(     ) uma explicação intercalada.

 

Questão 9 – Na parte “[…] para que nosso jovem leitor possa entrar em contato com escritores e ambientes de outras culturas.”, a expressão destacada:

(     ) anuncia uma condição.

(     ) introduz uma finalidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário