Início Série5º ano Interpretação de texto: O gato-maracajá – 5º ano

Interpretação de texto: O gato-maracajá – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gato-maracajá. Ágil e exímio saltador, ele é capaz de pular até 2,5 metros de altura. Vamos conhecer melhor esse felino? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Gato-maracajá imita sons de filhotes para atrair presas

    Quem vê os grandes olhos e orelhas do gato-maracajá, esbanjando fofura, nem imagina que é um dos felinos mais sagazes da natureza. Ágil e exímio saltador, ele é capaz de pular até 2,5 metros de altura. Além disso, é o único felino que possui patas traseiras capazes de girar em 180º, o que confere a ele a habilidade de subir em árvores como ninguém e descer com a cabeça virada para baixo.

    Também conhecido como gato-do-mato, o gato-maracajá é um felino de pequeno porte com tamanho entre 40 e 80 centímetros. Sua pelagem é semelhante à da jaguatirica, de coloração amarelo-dourada e rosetas escuras. Há quem diga que sua aparência é idêntica à de um gato doméstico. Possui cauda e garras longas, que ajudam no equilíbrio, nos saltos e na escalada de árvores.

    De hábitos noturnos e solitários, o felino sai sozinho à noite para caçar. Alimenta-se principalmente de aves e mamíferos de pequeno porte, como gambás, esquilos e roedores arborícolas. Além de ser ágil e habilidoso alpinista, possui outra artimanha para capturar presas: consegue imitar o som de filhotes, atraindo os animais para perto de si.

    Está presente em grande área que se estende do México até o norte da Argentina e Uruguai. No Brasil, ocorre em praticamente todas as regiões, menos no Ceará e sul do Rio Grande do Sul. Apesar da ampla área de ocorrência, o gato-maracajá prefere áreas de floresta fechada, sendo mais comum na Amazônia e Mata Atlântica.

Disponível em: <https://amda.org.br/especie-da-vez/6326-gato-maracuja-imita-sons-de-filhotes-para-atrair-presas/>. Publicado em: 24 de agosto de 2021. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] é um dos felinos mais sagazes da natureza.”

Qual felino?

(     ) a jaguatirica.

(     ) o gato-maracajá.

(     ) o gato doméstico.

 

Questão 2 – Em “[…] a habilidade de subir em árvores como ninguém […]”, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) aponta uma causa.

(     ) assinala uma comparação.

 

Questão 3 – A parte “[…] é um felino de pequeno porte com tamanho entre 40 e 80 centímetros.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o vocábulo que estabelece a relação de finalidade:

“De hábitos noturnos e solitários, o felino sai sozinho à noite para caçar.”

 

Questão 5 – Na passagem “Alimenta-se principalmente de aves e mamíferos de pequeno porte […]”, há um termo que expressa a ideia de soma. Localize-o:

 

 

Questão 6 – No segmento “[…] possui outra artimanha para capturar presas […]”, o texto refere-se à artimanha do gato-maracajá de:

(     ) “ser ágil”.

(     ) “ser um habilidoso alpinista”.

(     ) “conseguir imitar o som de filhotes, atraindo os animais para perto de si”.

 

Questão 7 – Observe:

“No Brasil, ocorre em praticamente todas as regiões, menos no Ceará e sul do Rio Grande do Sul.”

Cite uma palavra com o mesmo sentido da que foi destacada nesse fragmento:

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “Quem vê os grandes olhos e orelhas do gato-maracajá, esbanjando fofura […]”

(     ) “Ágil e exímio saltador, ele é capaz de pular até 2,5 metros de altura.”

(     ) “Possui cauda e garras longas, que ajudam no equilíbrio, nos saltos e na escalada […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário