Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um inseto chamativo. Que inseto será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um inseto chamativo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um inseto chamativo – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um inseto chamativo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Louva-a-deus
Os louva-a-deus estão entre os insetos mais carismáticos e chamativos da natureza. Inofensivos, esses animais apresentam cores e formas exuberantes, e são extremamente camuflados em seus ambientes.
Há espécies que imitam galhos, flores, folhas verdes ou secas, musgos, líquens e até mesmo outros animais, como aranhas e formigas. Essa adaptação é muito importante, pois são caçadores e utilizam sua camuflagem para capturar suas presas, geralmente insetos menores que eles.
A camuflagem também os ajuda a se esconderem de predadores, como aves e anfíbios. Segundo Leo Lanna, biólogo e fundador do Projeto Mantis, o Brasil possui a maior diversidade de louva-a-deus do mundo, com mais de 250 espécies já catalogadas, e expectativa de ao menos o dobro a se descobrir.
Estão presentes em todos os biomas e ecossistemas, com maior variedade nas florestas da Amazônia e Mata Atlântica. As espécies maiores costumam ser verdes, mas há espécies de todos os tamanhos e cores. […]
Giovanna Adelle.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/02/06/louva-a-deus-veja-11-especies-brasileiras-que-chamam-a-atencao-na-natureza.ghtml>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Inofensivos, esses animais apresentam cores e formas exuberantes […]”
A que animais o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “[…] e são extremamente camuflados em seus ambientes.”, o termo destacado foi empregado para:
( ) definir.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 3 – Observe:
“Essa adaptação é muito importante, pois são caçadores e utilizam sua camuflagem para capturar suas presas […]”
Pode-se afirmar que “para” estabelece a relação de:
( ) causa.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 5 – De acordo com o texto, as presas do louva-a-deus são normalmente:
( ) “aves”.
( ) “anfíbios”.
( ) “insetos menores que eles”.
Questão 6 – Em “[…] o Brasil possui a maior diversidade de louva-a-deus do mundo, com mais de 250 espécies já catalogadas […]”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Na parte “Estão presentes em todos os biomas e ecossistemas […]”, a palavra “e” assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – O segmento “As espécies maiores costumam ser verdes […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 9 – Há uma opinião no trecho:
( ) “Os louva-a-deus estão entre os insetos mais carismáticos […]”
( ) “Há espécies que imitam galhos, flores, folhas verdes ou secas […]”
( ) “[…] há espécies de todos os tamanhos e cores.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.