Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tremor de terra. Ele ocorreu na cidade de Paraibuna, em São Paulo. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tremor de terra – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tremor de terra – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tremor de terra – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tremor de terra é registrado em Paraibuna, no interior de SP
Magnitude foi de 2,4 graus na escala Richter
Um tremor de terra foi registrado na noite dessa segunda-feira (29) na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor alcançou 2,4 graus de magnitude na escala Richter (mR) e ocorreu por volta das 22h48. Ele também foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
De acordo com a prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, os moradores sentiram o tremor. Um deles chegou a reportar ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que o tremor “parecia uma explosão”.
Ninguém ficou ferido. A prefeitura também informou que não foram constatados danos a patrimônios públicos ou privados e que esse tipo de tremor não é incomum nessa região, já que há sempre acomodação do solo por causa da represa.
Em nota, o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, disse que tremores de magnitude 2 e 3 ocorrem toda semana no Brasil e reforçou que pequenos tremores de terra na região de Paraibuna não são incomuns.
“No geral, os sismos do Brasil têm causas naturais e ocorrem devido a pressões nas rochas da crosta terrestre e o mais provável é que esse evento seja natural. Há também a possibilidade de ter sido induzido pelos reservatórios das hidrelétricas que operam na região, mas isso é muito difícil de comprovar e carece de estudos específicos. Não há informações sobre danos causados e é pouco provável que isso aconteça em virtude da baixa magnitude do tremor”, afirmou.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o último tremor de terra registrado no estado de São Paulo ocorreu no dia 19 de setembro de 2023, na cidade de Monte Azul Paulista. Na ocasião, o tremor teve magnitude de 2.2 mR (sigla que indica a escala de magnitude no Brasil).
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/tremor-de-terra-e-registrado-em-paraibuna-no-interior-de-sp>. Publicado em: 30 de janeiro de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Magnitude foi de 2,4 graus na escala Richter”, o texto refere-se à magnitude do:
Questão 2 – No segmento “[…] o tremor alcançou 2,4 graus de magnitude na escala Richter (mR) e ocorreu por volta das 22h48.”, o texto revela:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – Sublinhe a seguir a parte que exprime uma comparação:
“Um deles chegou a reportar ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que o tremor ‘parecia uma explosão’.”
Questão 4 – O trecho “Ninguém ficou ferido.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Na passagem “No geral, os sismos do Brasil têm causas naturais e ocorrem devido a pressões nas rochas da crosta terrestre […]”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 6 – De acordo com o sismólogo entrevistado, o que “é muito difícil de comprovar e carece de estudos específicos”?
( ) que o tremor seja um evento natural.
( ) que o tremor não tenha causado danos.
( ) que o tremor tenha sido induzido pelos reservatórios das hidrelétricas da região.
Questão 7 – No último parágrafo do texto, os parênteses contêm:
( ) uma opinião.
( ) um exemplo.
( ) uma explicação.
Questão 8 – As aspas indicam a reprodução da fala:
( ) da Rede Sismográfica Brasileira.
( ) da prefeitura da Estância Turística de Paraibuna.
( ) do sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.