Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o quero-quero. A ave briguenta e territorial ocorre em grande parte do Brasil e é frequentemente encontrada em campos de futebol. Vamos conhecer melhor o quero-quero? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O quero-quero – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O quero-quero – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O quero-quero – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quero-quero espanta rivais com esporões nas pontas das asas
A ave briguenta e territorial ocorre em grande parte do Brasil e é frequentemente encontrada em campos de futebol.
O quero-quero mede 37 centímetros e pesa em média 280 gramas. Apresenta plumagem preta, branca e cinza, com uma faixa escura que ocorre do pescoço ao peito. As íris e as pernas são avermelhadas. No encontro das asas, a ave possui um osso pontudo, denominado esporão, que é exibido aos rivais durante o voo.
Alimenta-se de insetos, artrópodes e moluscos terrestres. Invertebrados aquáticos e pequenos peixes encontrados na lama podem servir de alimento também.
Os ovos, manchados e em formato de pera, são colocados em cavidades no solo. Independentes, os filhotes são capazes de abandonar o ninho quase imediatamente após saírem do ovo.
O quero-quero, bastante territorial, provoca rixa com qualquer espécie que habita a mesma campina e ocorre em banhados e pastagens, em grande parte do Brasil.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2015/10/quero-quero-espanta-rivais-com-esporoes-nas-pontas-das-asas.html>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“A ave briguenta e territorial ocorre em grande parte do Brasil […]”
A que ave o texto se refere?
Questão 2 – O trecho “Apresenta plumagem preta, branca e cinza, com uma faixa escura que ocorre do pescoço ao peito.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Segundo o texto, o quero-quero afugenta os rivais ao exibir o esporão, que fica:
( ) nas pernas.
( ) no pescoço.
( ) no encontro da asas.
Questão 4 – O texto revela:
( ) o peso exato do quero-quero.
( ) o tamanho exato do quero-quero.
( ) o peso e o tamanho exatos do quero-quero.
Questão 5 – Na passagem “Alimenta-se de insetos, artrópodes e moluscos terrestres.”, a palavra “e” introduz a ideia de:
( ) soma.
( ) conclusão.
( ) adversidade.
Questão 6 – No segmento “Os ovos, manchados e em formato de pera, são colocados em cavidades no solo.”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Releia:
“Independentes, os filhotes são capazes de abandonar o ninho quase imediatamente após saírem do ovo.”
O vocábulo destacado:
( ) retoma os filhotes do quero-quero.
( ) caracteriza os filhotes do quero-quero.
( ) exprime uma opinião sobre os filhotes do quero-quero.
Questão 8 – Em “O quero-quero, bastante territorial, provoca rixa com qualquer espécie que habita a mesma campina […]”, o termo sublinhado foi usado para:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.