Início Série5º ano Interpretação de texto: A bucha-vegetal – 5º ano

Interpretação de texto: A bucha-vegetal – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a bucha-vegetal. Item indispensável para brasileiros em diversas regiões, é muito usada como esponja para banho e até para lavar a louça. Vamos saber mais a respeito dessa bucha? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Bucha-vegetal

Originária da Ásia, ela ocorre em todas as regiões do Brasil, na atualidade. Espécie brota tanto em cultivos, como também de maneira espontânea.

 

    Item indispensável para brasileiros em diversas regiões, a bucha-vegetal é muito usada como esponja para banho e até para lavar a louça. Mas que planta é essa e do que é formada essa estrutura vegetal?

    Da mesma família da melancia, do pepino, da abóbora e do melão, a bucha-vegetal é uma trepadeira nativa do sul e sudeste asiático, que chegou ao território brasileiro por meio dos portugueses.

    No Brasil, ocorre em todas as regiões, tanto em cultivos, como também de maneira espontânea em pomares, terrenos e matagais. A planta recebe diversos nomes: esfregão, esponja-vegetal, bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, lufa, lava-pratos, pepino-bravo, entre outros.

    Uma curiosidade é que a bucha-vegetal é biodegradável e dura bem mais que as buchas sintéticas. “As esponjas vegetais são mais duráveis e podem ser higienizadas. Quando ficam velhas, podem ser picadas e colocadas em fundo de vasos”, ensina Carolina Ferreira, doutora em Botânica pela USP.

    […]

Nicolle Januzzi.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Espécie brota tanto em cultivos, como também de maneira espontânea.”

Nessa passagem, o texto refere-se:

(     ) ao pepino.

(     ) à abóbora.

(     ) à bucha-vegetal.

 

Questão 2 – A expressão “de maneira espontânea”, usada na passagem acima, indica:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – O fragmento “[…] chegou ao território brasileiro por meio dos portugueses.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Em “[…] esfregão, esponja-vegetal, bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, lufa, lava-pratos, pepino-bravo, entre outros.”, o vocábulo grifado concorda com:

(     ) “nomes”.

(     ) “pomares”.

(     ) “terrenos e matagais”.

 

Questão 5 – O trecho

“[…] dura bem mais que as buchas sintéticas […]”

Esse trecho:

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma comparação.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 6 – Sublinhe a seguir o termo que assinala a soma de fatos:

“Quando ficam velhas, podem ser picadas e colocadas em fundo de vasos’ […]”

 

Questão 7 – Qual a finalidade das aspas no texto?

 

 

Questão 8 – Segundo o texto, a bucha-vegetal surgiu no continente:

(     ) asiático.

(     ) europeu.

(     ) americano.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário