Início Série8º ano Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora advérbios de intensidade. Vamos analisá-los no texto Como ouvimos? Para tanto, responda às questões propostas! Em “[…] (a parte mais dura do nosso corpo!).”, o vocábulo “mais” é advérbio de intensidade?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como ouvimos?

    A onda sonora entra pelas nossas orelhas e bate na membrana do tímpano. Ele começa a vibrar e passa a vibração para os ossículos de dentro da orelha (os menores ossos do corpo humano!), que manda a vibração para a cóclea (a parte mais dura do nosso corpo!). Como dentro da cóclea tem líquidos, a vibração provoca ondinhas nesses líquidos, e as ondinhas movimentam cílios de umas células muito delicadas que ficam dentro da cóclea. Por causa da movimentação dos cílios, essas células transformam a vibração sonora em impulso elétrico. Essa etapa da audição é bastante importante, porque os impulsos elétricos passam pelo nervo auditivo e vão em direção à parte do cérebro que analisa e entende os sons. Só aí é que escutamos. E todo esse caminho do som leva apenas 300 milissegundos. É assim… Já foi! De tão rápido!

 Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_216.pdf>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “[…] (a parte mais dura do nosso corpo!).”, o vocábulo “mais” é:

(     ) pronome.

(     ) substantivo.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Questão 2 – Sublinhe o advérbio de intensidade a seguir:

 “Como dentro da cóclea tem líquidos, a vibração provoca ondinhas nesses líquidos, e as ondinhas movimentam cílios de umas células muito delicadas que ficam dentro da cóclea.”

 

Questão 3 – O advérbio sublinhado acima intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 4 – Na passagem “Essa etapa da audição é bastante importante […]”, há um advérbio de intensidade. Localize-o:

 

 

Questão 5 – Identifique o trecho que contém um advérbio de intensidade:

(     ) “É assim…”

(     ) “Já foi!”

(     ) “De tão rápido!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário