Início Série5º ano Interpretação de texto: Tomie Ohtake – 5º ano

Interpretação de texto: Tomie Ohtake – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Tomie Ohtake. Considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, ela adotou o sobrenome do marido e ganhou fama mundial como Tomie Ohtake. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Tomie Ohtake

    Aos 23 anos, a japonesa Tomie Nakakubo cruzou o mundo para visitar um de seus irmãos no Brasil, em 1936. Devido à Guerra do Pacífico, acabou ficando por aqui, onde construiu sua carreira e se tornou uma das maiores artistas do país, já que se naturalizou brasileira aos 55 anos. Considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, ela adotou o sobrenome do marido e ganhou fama mundial como Tomie Ohtake.

    A arte da caligrafia chega cedo na vida das crianças japonesas, pois sua escrita é baseada em ideogramas. A pequena Tomie passou naturalmente da caligrafia para o desenho, “rabiscando” a todo instante. Mas o incentivo para as artes só chegou na vida dela quando já estava casada e cuidava de seus dois filhos, Ruy (arquiteto já falecido) e Ricardo (diretor do Instituto Tomie Ohtake).

    Aos 31 anos, conheceu o professor de arte e pintor Keisuke Sugano (1909-1963), recém-chegado do Japão. Incentivada por ele, Tomie fez seus primeiros quadros. Infelizmente, a maior parte dessa primeira produção se perdeu em uma enchente em São Paulo, que destruiu também quase todos os pertences de sua família.

    Além de lhe encorajar a pintar, Keisuke Sugano ajudou Tomie a sair do isolamento em que vivia, por causa do costume de sua cultura, que na época ditava que mulheres deveriam viver em um círculo muito pequeno de amizades e de participação na sociedade. Com isso, a artista conheceu outros pintores, outras formas de expressão e começou a participar de exposições. 

    Não demorou a se destacar. Apenas seis anos depois de começar a pintar, realizou sua primeira mostra individual no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1957). E até o fim de sua longa vida, Tomie participou de inúmeras mostras individuais e coletivas, além de ter suas pinturas, gravuras e esculturas expostas em renomados museus do Brasil e do mundo, como o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

    […]

    A artista, nascida em Quioto (Japão) em 1913, morreu em São Paulo em 2015, aos 101 anos.

    […]

Disponível em: <https://plenarinho.leg.br/index.php/2023/12/tomie-ohtake/>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Em “Considerada a ‘dama das artes plásticas brasileiras’ […]”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, a japonesa Tomie Nakakubo chegou ao Brasil quando tinha:

(     ) 23 anos.

(     ) 31 anos.

(     ) 55 anos.

 

Questão 4 – O texto revela que Tomie “conheceu outros pintores, outras formas de expressão e começou a participar de exposições”. Informe o fato que a levou a essas conquistas:

 

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“E até o fim de sua longa vida, Tomie participou de inúmeras mostras individuais e coletivas […]”

 

Questão 6 – Identifique a passagem que contém uma opinião:

(     ) “[…] se tornou uma das maiores artistas do país […]”

(     ) “A arte da caligrafia chega cedo na vida das crianças japonesas […]”

(     ) “Infelizmente, a maior parte dessa primeira produção se perdeu em uma enchente […]”

 

Questão 7 – Na parte “[…] em renomados museus do Brasil e do mundo, como o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.”, o termo “como”:

(     ) introduz um exemplo.

(     ) expressa uma conformidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 8 – O trecho “A artista, nascida em Quioto (Japão) em 1913, morreu em São Paulo em 2015, aos 101 anos.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário