Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Que planeta é este?”. Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades. Vamos conhecer melhor essa obra? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Que planeta é este – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Que planeta é este – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Que planeta é este – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Que planeta é este?”
Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades.
Era uma noite como outra qualquer, quando, de repente, sem aviso… TZZZZR! A cidade toda ficou no escuro.
Sem luz e sem internet, lá se foi a reunião da mãe, o jantar do pai, a conversa da irmã com as amigas… Apagam-se as telas, então abre-se um livro e assim começa esta aventura. Atravessamos florestas ancestrais no Brasil e mares de mil cores na Austrália. Do Alasca à Papua-Nova Guiné, somos surpreendidos por aves-do-paraíso, desertos alienígenas e luzes que dançam no céu. Uau!
Um a um, todos os membros da família se juntam e partilham o deslumbramento da natureza nas suas diversas manifestações. Nas páginas finais, somos levados a imaginar a utopia de uma “Cidade Verde”, que fica como hipótese, desejo, esperança e incentivo ativista.
É este o convite da premiada ilustradora Eduarda Lima: olhar lá para fora e redescobrir este planeta, cujo amanhã está nas nossas mãos construir.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788567100487/que-planeta-e-este>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades.”
A que livro o texto se refere?
Questão 2 – Na história do livro, “a reunião da mãe, o jantar do pai, a conversa da irmã com as amigas” e outras situações deixaram de acontecer. Por quê?
Questão 3 – Na passagem “Apagam-se as telas, então abre-se um livro e assim começa esta aventura.”, o termo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Segundo o texto, os leitores do livro atravessam “mares de mil cores”:
( ) no Brasil.
( ) na Austrália.
( ) na Papua-Nova Guiné.
Questão 5 – A interjeição “Uau!” indica, em relação às diversas manifestações da natureza retratadas no livro, o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) encantamento.
Questão 6 – Observe:
“Um a um, todos os membros da família se juntam e partilham o deslumbramento da natureza nas suas diversas manifestações.”
Esse fragmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Em “[…] a utopia de uma ‘Cidade Verde’, que fica como hipótese, desejo, esperança e incentivo ativista.”, o vocábulo destacado assinala:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 8 – No final do texto, os dois-pontos anunciam:
( ) um exemplo do que foi dito anteriormente.
( ) uma correção do que foi dito anteriormente.
( ) uma explicação do que foi dito anteriormente.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.