Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma chuva particular. Quer ter o poder de fazer chover? Isso pode ser resolvido com um experimento simples, que fabrica chuva artificial. Vamos entender esse experimento tão curioso? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Chuva particular – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Chuva particular – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Chuva particular – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Chuva particular
Quer ter o poder de fazer chover? Isso pode ser resolvido com um experimento simples, que fabrica chuva artificial. É a sua própria garoa dentro de um pote!
Você vai precisar de:
- pote ou copo alto de vidro transparente;
- água quente (e um adulto para ajudar!);
- prato de sobremesa;
- cubo de gelo.
Mãos à obra
Com a ajuda de seu adulto auxiliar, encha o pote com água quente até a metade. Cubra o recipiente com o prato. Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde. Repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair. Você acabou de criar chuva artificial!
Como isso aconteceu?
Em contato com a superfície fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa, isto é, passa do estado gasoso ao líquido, formando as gotículas de chuva. O mesmo acontece todas as vezes que chove. Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva!
Bom poder ter o controle sobre a sua própria chuva de mentirinha, né? […]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 254.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_254.pdf>.
Questões
Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?
( ) dar uma notícia.
( ) contar uma história.
( ) ensinar a fazer algo.
Questão 2 – Em “Isso pode ser resolvido com um experimento simples […]”, o termo destacado se refere a quê?
Questão 3 – Pede-se a ajuda do adulto no experimento, por causa:
( ) da água quente.
( ) do cubo de gelo.
( ) do copo alto de vidro.
Questão 4 – Na passagem “Repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.”, o vocábulo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Releia:
“Em contato com a superfície fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa, isto é, passa do estado gasoso ao líquido, formando as gotículas de chuva.”
A expressão sublinhada:
( ) exprime uma correção.
( ) anuncia uma explicação.
( ) introduz uma exemplificação.
Questão 6 – Em “Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva!”, a palavra “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – Assinale o fragmento que se dirige diretamente ao leitor, expressando uma opinião:
( ) “É a sua própria garoa dentro de um pote!”
( ) “Você acabou de criar chuva artificial!”
( ) “Bom poder ter o controle sobre a sua própria chuva de mentirinha, né?”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.