Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave sociável. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir, lendo o texto? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ave sociável
Pertencente à família Hirundinidae, a andorinha-de-dorso-acanelado possui quatro subespécies, mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas. Frequenta os mesmos locais e habitats da andorinha-do-barranco, em grandes bandos, às vezes associada à andorinha-de-sobre-branco e à andorinha-de-bando.
Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos. Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.
Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos. Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.
O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias. Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.
Giovanna Adelle.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas.”
O texto refere-se à:
( ) andorinha-de-bando.
( ) andorinha-do-barranco.
( ) andorinha-de-dorso-acanelado.
Questão 2 – Na passagem “Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “principalmente”.
( ) “ocasionalmente”.
( ) “especificamente”.
Questão 3 – Em “Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.”, o vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – No fragmento “Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos.”, o termo destacado foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) caracterizar.
Questão 5 – Observe:
“Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.”
Nesse segmento, “Como”:
( ) assinala uma causa.
( ) introduz um exemplo.
( ) inicia uma comparação.
Questão 6 – O trecho “O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:
“Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.”
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido tem a intenção de:
( ) explicar sobre uma ave sociável.
( ) contar uma história sobre uma ave sociável.
( ) debater um assunto sobre uma ave sociável.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.