Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Estação Ecológica do Mamuru. Vamos nos informar a respeito dessa unidade de conservação criada no Pará? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Estação Ecológica do Mamuru – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Estação Ecológica do Mamuru – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Estação Ecológica do Mamuru – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Governo do Pará cria Estação Ecológica do Mamuru
Unidade recebe o nome de afluente do rio Amazonas.
O Estado do Pará ganhou a sua 28ª unidade de conservação estadual: a Estação Ecológica (Esec) do Mamuru, localizada entre os municípios de Aveiro e Juruti. Com cerca de 126 mil hectares, a unidade integrará mosaico de áreas protegidas na divisa com o Amazonas.
O mosaico abrange Terras Indígenas (TIs) que juntas somam cerca de 800 mil hectares e unidades de conservação que protegem mais de 1 milhão e 600 mil hectares. São elas: TIs Andirá-Marau (do povo Sateré Mawé) e Maró (dos povos Arapium e Borari), Parque Nacional da Amazônia e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
Da categoria de unidades de conservação de proteção integral, a Esec Mamuru é estratégica para assegurar a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais. A unidade recebeu o nome de um afluente do rio Amazonas.
Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, no local não será permitido nenhum tipo de atividade produtiva, apenas ações de preservação, educação ambiental e estudos científicos.
“Essa unidade é feita para proteger o coração da Amazônia, para proteger a diversidade biológica que lá existe, que é fundamental para nós, para o país e para o mundo”, afirmou.
Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/noticias/6902-governo-do-para-cria-estacao-ecologica-do-mamuru>. Publicado em: 15 de setembro de 2023. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) fazer um alerta.
( ) noticiar um fato.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Na passagem “O Estado do Pará ganhou a sua 28ª unidade de conservação estadual […]”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Releia:
“Com cerca de 126 mil hectares, a unidade integrará mosaico de áreas protegidas na divisa com o Amazonas.”
A que unidade o texto se refere?
Questão 4 – No segmento “O mosaico abrange Terras Indígenas (TIs) que juntas somam cerca de 800 mil hectares […]”, a expressão sublinhada indica:
( ) a quantidade exata de hectares.
( ) a quantidade hipotética de hectares.
( ) a quantidade aproximada de hectares.
Questão 5 – Grife o vocábulo que exprime a ideia de soma a seguir:
“São elas: TIs Andirá-Marau (do povo Sateré Mawé) e Maró (dos povos Arapium e Borari) […]”
Questão 6 – Observe:
“[…] a Esec Mamuru é estratégica para assegurar a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais.”
O que quer dizer “assegurar”?
( ) “garantir”.
( ) “incentivar”.
( ) “transformar”.
Questão 7 – O texto enfatiza que, na unidade criada no Pará, serão proibidas:
( ) atividades científicas.
( ) atividades produtivas.
( ) atividades de educação ambiental.
Questão 8 – No último parágrafo, as aspas foram usadas para:
( ) destacar a informação principal do texto.
( ) assinalar trechos em linguagem informal.
( ) assinalar a reprodução de uma fala alheia.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.