Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a maior ave voadora do Pantanal. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A maior ave voadora do Pantanal – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A maior ave voadora do Pantanal – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A maior ave voadora do Pantanal – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tuiuiú é a maior ave voadora do Pantanal
Seu ninho é capaz de sustentar até uma pessoa adulta
O tuiuiú é uma cegonha nativa das Américas Central e do Sul e comum no Brasil. Ele vive às margens de cursos d’água em áreas úmidas abertas, sendo o Chaco oriental, no Paraguai, e o Pantanal seus principais habitats. Considerada a maior ave voadora do bioma brasileiro, segundo o Wikiaves, estima-se que metade de sua população esteja nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por ser o único representante do gênero Jabiru, a ave também é conhecida por esse nome em algumas regiões.
Ele tem cerca de um metro e meio de altura. Suas pernas são esguias e possuem a mesma tonalidade preta no pescoço e bico. O restante do corpo possui plumagem branca, com exceção do papo vermelho, que é isento de penas. A ave pesa em torno de oito quilos e suas asas, quando abertas, podem chegar a três metros.
Alimenta-se de moluscos, répteis, insetos, pequenos mamíferos e peixes. Na estação seca, também se alimenta de pescados mortos por falta de oxigênio, impedindo a proliferação de doenças e contaminação da água. Para detectar suas presas, prefere utilizar o tato em vez da visão. Como é comum em sua família, voa com pescoço e pernas esticados, diferentemente das garças.
Sua expectativa de vida gira em torno de 30 anos, embora haja registro de indivíduos que viveram além dos 40 anos. Geralmente, a ave vive em bandos que permanecem unidos durante as migrações.
Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/2686-tuiuiu-e-a-maior-ave-voadora-do-pantanal>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Considerada a maior ave voadora do bioma brasileiro, segundo o Wikiaves, estima-se que metade de sua população esteja nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.”
A que ave voadora o texto se refere?
Questão 2 – Em “Por ser o único representante do gênero Jabiru, a ave também é conhecida por esse nome em algumas regiões.”, o vocábulo sublinhado introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 3 – Na passagem “Ele tem cerca de um metro e meio de altura.”, o texto expõe:
( ) a altura certa do tuiuiú.
( ) a altura suposta do tuiuiú.
( ) a altura aproximada do tuiuiú.
Questão 4 – O trecho “Suas pernas são esguias e possuem a mesma tonalidade preta no pescoço e bico.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – O texto revela que o tuiuiú tem o papo vermelho, “que é isento de penas”. Em outras palavras, o papo do tuiuiú:
( ) não possui penas.
( ) possui muitas penas.
( ) possui poucas penas.
Questão 6 – Grife o termo que exprime a ideia de soma a seguir:
“Alimenta-se de moluscos, répteis, insetos, pequenos mamíferos e peixes.”
Questão 7 – Segundo o texto, o tuiuiú prefere usar para identificar as suas presas:
( ) o tato.
( ) a visão.
( ) o tato e a visão.
Questão 8 – No segmento “[…] voa com pescoço e pernas esticados, diferentemente das garças.”, a parte destacada:
( ) faz uma correção.
( ) apresenta uma conclusão.
( ) expressa uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.