Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora advérbios de intensidade. Que tal analisar esses advérbios no texto sobre o livro A menina do feijão suculento, de Stela Barbieri? Para tanto, responda às questões propostas! Em “[…] aquele prato delicioso, bem típico do Brasil.”, o vocábulo “bem” é advérbio de intensidade?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sobre o livro “A menina do feijão suculento”, de Stela Barbieri
Mahura é uma menina muito feliz e esperta. E por ser assim tão inteligente, ela buscou uma solução para um problema por que sua família e seus vizinhos passavam: a fome. Incentivados por Mahura, todos se uniram e, juntos, acabaram fazendo um prato tão gostoso que hoje é muito, mas muito famoso mesmo: aquele prato delicioso, bem típico do Brasil.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 196.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_196.pdf>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Mahura é uma menina muito feliz e esperta.”
Identifique o advérbio de intensidade empregado nessa passagem do texto:
Questão 2 – Cite um advérbio de intensidade com o mesmo sentido do que foi identificado acima:
Questão 3 – Grife o advérbio de intensidade a seguir:
“E por ser assim tão inteligente, ela buscou uma solução para um problema por que sua família e seus vizinhos passavam: a fome.”
Questão 4 – O advérbio grifado anteriormente intensifica o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um advérbio.
Questão 5 – Observe:
“[…] aquele prato delicioso, bem típico do Brasil.”
Nesse trecho, o vocábulo “bem” é:
( ) substantivo.
( ) advérbio de modo.
( ) advérbio de intensidade.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.