Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o grande saltador. Que saltador será esse, hein? Descubra, lendo com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O grande saltador – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O grande saltador – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O grande saltador – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O grande saltador macaco-barrigudo
Espécie é considerada ameaçada de extinção
O macaco-barrigudo desloca-se com rapidez incrível e pode dar saltos espetaculares de uma árvore para outra. As orelhas pequenas e a cabeça redonda, inteiramente coberta por pelos curtos, garantem uma fisionomia inconfundível a um dos maiores primatas da Amazônia. No ventre, uma pelagem longa e escura dá a impressão de barrigudo.
A cauda do macaco-barrigudo é preênsil e ele a utiliza para se pendurar nas árvores. No chão, adota posição bípede com a cauda voltada para cima. Sua alimentação é predominantemente à base de frutas, mas os barrigudos também comem folhas, sementes, insetos e aracnídeos.
Natural da América do Sul, a espécie pode ser encontrada na Bolívia, Peru e Brasil, mais precisamente nos estados de Roraima, Pará, Amazonas, Acre e Mato Grosso. Em geral, o macaco-barrigudo anda em bandos de até 20 indivíduos, devidamente equilibrados no número de machos e fêmeas. Mas também pode se dividir em subgrupos, que têm por volta de sete macacos. Por vezes, eles são vistos na companhia de macacos-aranha ou bugios.
A expansão da agricultura é um dos principais fatores que destroem os habitats do macaco-barrigudo, que sofre ainda com a caça e o tráfico ilegal.
Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/2655-o-grande-saltador-macaco-barrigudo>.
Questões
Questão 1 – Em “Espécie é considerada ameaçada de extinção”, o texto refere-se ao:
( ) bugio.
( ) macaco-aranha.
( ) macaco-barrigudo.
Questão 2 – O trecho “As orelhas pequenas e a cabeça redonda, inteiramente coberta por pelos curtos, garantem uma fisionomia inconfundível […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – De acordo com o texto, “a cauda do macaco-barrigudo é preênsil”. Em outras palavras, ele tem uma cauda:
( ) que é bem grande.
( ) que é muito elástica.
( ) que permite segurar.
Questão 4 – No segmento “No chão, adota posição bípede com a cauda voltada para cima.”, a expressão destacada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Identifique o fragmento que revela uma habilidade do macaco-barrigudo:
( ) “O macaco-barrigudo desloca-se com rapidez incrível […]”
( ) “[…] uma pelagem longa e escura dá a impressão de barrigudo.”
( ) “Em geral, o macaco-barrigudo anda em bandos de até 20 indivíduos […]”
Questão 6 – Segundo o texto, o macaco-barrigudo alimenta-se principalmente de:
( ) frutas.
( ) folhas e sementes.
( ) insetos e aracnídeos.
Questão 7 – Na passagem “[…] subgrupos, que têm por volta de sete macacos.”, o texto cita:
( ) a quantidade exata de macacos que formam o subgrupo.
( ) a quantidade hipotética de macacos que formam o subgrupo.
( ) a quantidade aproximada de macacos que formam o subgrupo.
Questão 8 – Observe:
“A expansão da agricultura é um dos principais fatores que destroem os habitats do macaco-barrigudo, que sofre ainda com a caça e o tráfico ilegal.”
O termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.