Atividade de português, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo dos dois pontos, por meio de texto que responde à pergunta Existem receitas para fazer uma boa dissertação?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Dois pontos – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Dois pontos – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Dois pontos – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Existem receitas para fazer uma boa dissertação?
Não existem receitas, mas apenas métodos. A diferença é capital: a receita é do padronizado, o método é do sob medida. Todos gostariam de “macetes” (supostamente infalíveis); ora, não há macetes.
O conselho mais importante é o seguinte: para avançar, o único meio é fazer o máximo possível de planos. Pratique. Se você está terminando o secundário, faça planos uma hora por semana. Estude também os do professor, mas jamais para aprendê-los de cor, seria cair outra vez na mania da receita. E cumpre reconhecer que o estresse do vestibular, a perspectiva do exame, faz aumentar a tentação. Mas ela não fortalece a inteligência, pois a receita jamais integra-se ao espírito: ela lhe é imposta de fora, não penetra, apenas veste o espírito.
Não é lendo um manual de natação que se aprende a nadar, é mergulhando na piscina. O mesmo vale para a dissertação.
Pascal Ide. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Questões
Questão 1 – Há o predomínio no texto de sequências:
a) argumentativas
b) descritivas
c) narrativas
d) injuntivas
Questão 2 – Identifique a alternativa que apresenta verbo impessoal:
a) “Não existem receitas, mas apenas métodos.”
b) “Todos gostariam de “macetes” […]”
c) “[…] ora, não há”
d) “Não é lendo um manual de natação que se aprende a nadar […]”
Questão 3 – Em “Estude também os do professor, mas jamais para aprendê-los de cor […]”, os pronomes destacados substituem, considerando-se o contexto:
Questão 4 – Na parte “[…] pois a receita jamais integra-se ao espírito: ela lhe é imposta de fora, não penetra, apenas veste o espírito.”, os dois pontos introduzem uma:
a) enumeração
b) observação
c) comparação
d) explicação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.