Início Atividades Atividade de português: Dois pontos – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Dois pontos – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo dos dois pontos, por meio de texto que responde à pergunta Existem receitas para fazer uma boa dissertação?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Existem receitas para fazer uma boa dissertação?

    Não existem receitas, mas apenas métodos. A diferença é capital: a receita é do padronizado, o método é do sob medida. Todos gostariam de “macetes” (supostamente infalíveis); ora, não há macetes.

    O conselho mais importante é o seguinte: para avançar, o único meio é fazer o máximo possível de planos. Pratique. Se você está terminando o secundário, faça planos uma hora por semana. Estude também os do professor, mas jamais para aprendê-los de cor, seria cair outra vez na mania da receita. E cumpre reconhecer que o estresse do vestibular, a perspectiva do exame, faz aumentar a tentação. Mas ela não fortalece a inteligência, pois a receita jamais integra-se ao espírito: ela lhe é imposta de fora, não penetra, apenas veste o espírito.

    Não é lendo um manual de natação que se aprende a nadar, é mergulhando na piscina. O mesmo vale para a dissertação.

Pascal Ide. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.  

 

Questões

Questão 1 – Há o predomínio no texto de sequências:

a) argumentativas

b) descritivas

c) narrativas

d) injuntivas

 

Questão 2 – Identifique a alternativa que apresenta verbo impessoal:

a) “Não existem receitas, mas apenas métodos.”

b) “Todos gostariam de “macetes” […]”

c) “[…] ora, não

d) “Não é lendo um manual de natação que se aprende a nadar […]”

 

Questão 3 – Em “Estude também os do professor, mas jamais para aprendê-los de cor […]”, os pronomes destacados substituem, considerando-se o contexto:

  

Questão 4 – Na parte “[…] pois a receita jamais integra-se ao espírito: ela lhe é imposta de fora, não penetra, apenas veste o espírito.”, os dois pontos introduzem uma:

a) enumeração

b) observação

c) comparação

d) explicação

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário