Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma árvore imponente – 5º ano

Interpretação de texto: Uma árvore imponente – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma árvore imponente. Que árvore será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O guapuruvu

Árvore da família “Fabaceae” ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul e possui duas variedades.

    A maior família em número de espécies da flora brasileira é a Fabaceae (por muito tempo chamada de Leguminosae). Conta com cerca de 3 mil espécies registradas no Brasil. Entre elas, estão desde de plantas rasteiras como o amendoim – sim, o amendoim é uma espécie nativa do nosso país –, arbustos como a caliandra, cipós como o cuitelinho e muitas árvores, como o guapuruvu.

    O guapuruvu ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul, sendo dividido em duas variedades, uma exclusiva da Mata Atlântica e outra presente do México à Amazônia.

    Imponente, pode ultrapassar os 30 metros de altura, chamando muita atenção por seu tronco reto e grande copa, que na época da floração se cobre de infinitas flores amarelas. Apesar do tamanho, o guapuruvu possui longevidade relativamente baixa, entre 50 e 70 anos. O que significa que ele cresce muito rapidamente, tendo sido apontado como uma das árvores nativas do Brasil com desenvolvimento mais rápido, podendo crescer até três metros por ano.

    O crescimento rápido faz com que sua madeira seja pouco densa e muito leve, o que impede seu uso em ocasiões que exigem resistência. Por outro lado, o guapuruvu é muito desejado para construção das famosas canoas de “um pau só”, embarcações construídas através de uma técnica em que se esculpe a canoa a partir de um único tronco.

Luciano Lima.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/09/20/conheca-o-guapuruvu-uma-arvore-com-muitos-nomes-e-sinonimo-de-riqueza.ghtml>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Árvore da família “Fabaceae” ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul […]”

O texto refere-se:

(     ) à caliandra.

(     ) ao cuitelinho.

(     ) ao guapuruvu.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] sendo dividido em duas variedades, uma exclusiva da Mata Atlântica e outro presente do México à Amazônia.”, o termo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – O trecho “Imponente, pode ultrapassar os 30 metros de altura […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – No segmento “[…] chamando muita atenção por seu tronco reto e grande copa […]”, o vocábulo grifado introduz:

(     ) causas.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

Questão 5 – No fragmento “[…] que na época da floração se cobre de infinitas flores amarelas.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – De acordo com o autor do texto, a madeira do guapuruvu é “pouco densa e muito leve”. Por quê?

 

 

Questão 7 – Observe:

“[…] canoas de ‘um pau só’, embarcações construídas através de uma técnica em que se esculpe a canoa a partir de um único tronco.”

A parte destacada:

(     ) revela uma opinião do autor do texto.

(     ) apresenta uma explicação do autor do texto.

(     ) exprime uma comparação feita pelo autor do texto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário