Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma árvore imponente. Que árvore será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma árvore imponente – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma árvore imponente – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma árvore imponente – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O guapuruvu
Árvore da família “Fabaceae” ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul e possui duas variedades.
A maior família em número de espécies da flora brasileira é a Fabaceae (por muito tempo chamada de Leguminosae). Conta com cerca de 3 mil espécies registradas no Brasil. Entre elas, estão desde de plantas rasteiras como o amendoim – sim, o amendoim é uma espécie nativa do nosso país –, arbustos como a caliandra, cipós como o cuitelinho e muitas árvores, como o guapuruvu.
O guapuruvu ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul, sendo dividido em duas variedades, uma exclusiva da Mata Atlântica e outra presente do México à Amazônia.
Imponente, pode ultrapassar os 30 metros de altura, chamando muita atenção por seu tronco reto e grande copa, que na época da floração se cobre de infinitas flores amarelas. Apesar do tamanho, o guapuruvu possui longevidade relativamente baixa, entre 50 e 70 anos. O que significa que ele cresce muito rapidamente, tendo sido apontado como uma das árvores nativas do Brasil com desenvolvimento mais rápido, podendo crescer até três metros por ano.
O crescimento rápido faz com que sua madeira seja pouco densa e muito leve, o que impede seu uso em ocasiões que exigem resistência. Por outro lado, o guapuruvu é muito desejado para construção das famosas canoas de “um pau só”, embarcações construídas através de uma técnica em que se esculpe a canoa a partir de um único tronco.
Luciano Lima.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/09/20/conheca-o-guapuruvu-uma-arvore-com-muitos-nomes-e-sinonimo-de-riqueza.ghtml>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Árvore da família “Fabaceae” ocorre desde o México até o Rio Grande do Sul […]”
O texto refere-se:
( ) à caliandra.
( ) ao cuitelinho.
( ) ao guapuruvu.
Questão 2 – Na passagem “[…] sendo dividido em duas variedades, uma exclusiva da Mata Atlântica e outro presente do México à Amazônia.”, o termo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – O trecho “Imponente, pode ultrapassar os 30 metros de altura […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No segmento “[…] chamando muita atenção por seu tronco reto e grande copa […]”, o vocábulo grifado introduz:
( ) causas.
( ) finalidades.
( ) consequências.
Questão 5 – No fragmento “[…] que na época da floração se cobre de infinitas flores amarelas.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – De acordo com o autor do texto, a madeira do guapuruvu é “pouco densa e muito leve”. Por quê?
Questão 7 – Observe:
“[…] canoas de ‘um pau só’, embarcações construídas através de uma técnica em que se esculpe a canoa a partir de um único tronco.”
A parte destacada:
( ) revela uma opinião do autor do texto.
( ) apresenta uma explicação do autor do texto.
( ) exprime uma comparação feita pelo autor do texto.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.