Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Os óculos do Lucas. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os óculos do Lucas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os óculos do Lucas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os óculos do Lucas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Os óculos do Lucas”
Lucas ganhou lentes que transformam tudo o que ele vê – o arroz com feijão nunca mais será o mesmo, nem o jogo de amarelinha, nem uma tarde de sol na praia! Esse livro encantador nos presenteia com um par de óculos muito especial, capaz de ampliar a nossa capacidade de enxergar a realidade e os nossos sonhos.
O texto de Bel Tatit e Natalia Timerman, combinado às ilustrações de Veridiana Scarpelli, dá vida a uma obra única repleta de possibilidades de leitura, para curiosos e sonhadores de todas as idades.
No mundo do Lucas, uma coisa vivia grudada na outra. As árvores eram de um verde só, e o mar não passava de um barulho. Tudo mudou, porém, quando o garoto ganhou um par de óculos.
Eram tantos detalhes, tantas cores e contornos, tantos mundos dentro de outros mundos que inspiraram Lucas a se perguntar como ficariam os sonhos se ele usasse os óculos também na hora de dormir. Seriam mais ou menos assustadores? Mais ou menos fantásticos?
Sob o olhar livre de criança, a realidade, a fantasia e os sonhos se transformam, se confundem e se expandem.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786556540207/os-oculos-do-lucas>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“O texto de Bel Tatit e Natalia Timerman […] dá vida a uma obra única repleta de possibilidades de leitura, para curiosos e sonhadores de todas as idades.”
Nessa passagem, a que obra o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem acima, o texto revela o público a que se destina a obra. Identifique-o:
Questão 3 – No fragmento “As árvores eram de um verde só, e o mar não passava de um barulho.”, o termo destacado exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 4 – Em “Tudo mudou, porém, quando o garoto ganhou um par de óculos.”, a expressão separada por vírgulas tem o mesmo sentido de:
( ) “por isso”.
( ) “portanto”.
( ) “no entanto”.
Questão 5 – No fragmento “[…] tantos mundos dentro de outros mundos que inspiraram Lucas a se perguntar como ficariam os sonhos […]”, a palavra “como”:
( ) indica modo.
( ) introduz um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – Sublinhe a seguir o vocábulo que retoma o protagonista da história:
“[…] se ele usasse os óculos também na hora de dormir.”
Questão 7 – Observe:
“Sob o olhar livre de criança, a realidade, a fantasia e os sonhos se transformam, se confundem e se expandem.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – Aponte o segmento que contém uma opinião:
( ) “[…] o arroz com feijão nunca mais será o mesmo, nem o jogo de amarelinha […]”
( ) “Esse livro encantador nos presenteia com um par de óculos muito especial […]”
( ) “No mundo do Lucas, uma coisa vivia grudada na outra.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Simplesmente maravilhoso! Contribuindo de forma importante e significativa para todos.
Olá, Rosângela!
Suas palavras engrandecem o nosso trabalho, motivando-nos imensamente! Muito obrigada!
Para nós, é gratificante demais o fato de estarmos ajudando!
Maravilha é termos você aqui, interagindo conosco!
Volte sempre!
Denyse