Atividade de português, voltada para os estudantes do 9º ano, propõe o estudo das reticências, tomando-se como referência, fragmento de reflexivo texto sobre os caminhos tomados pela humanidade, sob o olhar de Charles Chaplin.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Reticências – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Reticências – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Reticências – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este fragmento escrito por Charles Chaplin:
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódio… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
História da minha vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.
Questões
Questão 1 – Em todos os segmentos, registra-se claramente a ideia de adversidade criada pelo autor, exceto em:
a) “Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.”
b) “A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria.”
c) “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos […]”
d) “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.”
Questão 2 – O adjetivo “empedernidos” poderia ser substituído por:
a) endurecidos
b) entristecidos
c) enfraquecidos
d) enlouquecidos
Questão 3 – Em “Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.”, a expressão destacada retoma:
Questão 4 – Na passagem “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.”, a vírgula sinaliza:
a) a inserção de uma explicação.
b) a inversão na ordem de constituintes da oração.
c) a omissão de termo oracional.
d) o isolamento de elemento com valor adverbial.
Questão 5 – No segundo período do texto, as reticências indicam:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.