Início Série5º ano Interpretação de texto: O gavião-carrapateiro – 5º ano

Interpretação de texto: O gavião-carrapateiro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gavião-carrapateiro. Vamos conhecer melhor esse gavião? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O gavião-carrapateiro

    Além dos companheiros de grande porte, é fácil identificar esse gavião pela cauda longa e a mancha branca nas asas, observada durante o voo.

    Machos e fêmeas se distinguem pela cor dos tarsos e da cera, ao redor dos olhos e sobre o nariz, que varia entre amarelo-brilhante e rosa-pálido.

    Com até 45 centímetros de comprimento e envergadura que atinge os 74 centímetros, a ave desfila a plumagem branco-amarelado da cabeça e do corpo e o dorso marrom-escuro pelas fazendas, pastagens e campos abertos de todo o Brasil.

    O cardápio variado da espécie, também conhecida como carcará-branco e gavião-pinhé, conta com insetos, rãs, lagartos, filhotes de outras aves e animais mortos. Mas o que chama atenção é o gosto por carrapatos, bernes e outros parasitas retirados do dorso de mamíferos de grande porte.

    A relação entre os animais é positiva para ambos os lados, uma vez que o gado, a anta e as capivaras, por exemplo, se veem livres dos carrapatos, enquanto a ave fica de barriga cheia.

    No período reprodutivo, o carrapateiro constrói ninhos grandes, feitos com ramos secos, em palmeiras ou em outras árvores. A estrutura abriga de cinco a sete ovos incubados pela fêmea por até 23 dias.

    Durante o período de incubação e após o nascimento dos filhotes, o macho se encarrega de alimentar a fêmea e os recém-nascidos.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] é fácil identificar esse gavião pela cauda longa e a mancha branca nas asas, observada durante o voo.”, a que gavião o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Em “Machos e fêmeas se distinguem pela cor dos tarsos e da cera, ao redor dos olhos e sobre o nariz […]”, o verbo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “se associam”.

(     ) “se identificam”.

(     ) “se diferenciam”.

 

Questão 3 – Releia:

“Com até 45 centímetros de comprimento e envergadura que atinge os 74 centímetros, a ave desfila a plumagem branco-amarelado da cabeça e do corpo e o dorso marrom-escuro […]”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 4 – Na frase “Mas o que chama atenção é o gosto por carrapatos, bernes e outros parasitas retirados do dorso de mamíferos de grande porte.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Observe:

“A relação entre os animais é positiva para ambos os lados, uma vez que o gado, a anta e as capivaras, por exemplo, se veem livres dos carrapatos, enquanto a ave fica de barriga cheia.”

A expressão destacada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – No segmento “[…] o carrapateiro constrói ninhos grandes, feitos com ramos secos […]”, o vocábulo “com” estabelece a relação de:

(     ) modo.

(     ) matéria.

(     ) companhia.

 

Questão 7 – No fragmento “A estrutura abriga de cinco a sete ovos incubados pela fêmea por até 23 dias.”, a parte sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário