Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gavião-carrapateiro. Vamos conhecer melhor esse gavião? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O gavião-carrapateiro – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gavião-carrapateiro – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gavião-carrapateiro – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O gavião-carrapateiro
Além dos companheiros de grande porte, é fácil identificar esse gavião pela cauda longa e a mancha branca nas asas, observada durante o voo.
Machos e fêmeas se distinguem pela cor dos tarsos e da cera, ao redor dos olhos e sobre o nariz, que varia entre amarelo-brilhante e rosa-pálido.
Com até 45 centímetros de comprimento e envergadura que atinge os 74 centímetros, a ave desfila a plumagem branco-amarelado da cabeça e do corpo e o dorso marrom-escuro pelas fazendas, pastagens e campos abertos de todo o Brasil.
O cardápio variado da espécie, também conhecida como carcará-branco e gavião-pinhé, conta com insetos, rãs, lagartos, filhotes de outras aves e animais mortos. Mas o que chama atenção é o gosto por carrapatos, bernes e outros parasitas retirados do dorso de mamíferos de grande porte.
A relação entre os animais é positiva para ambos os lados, uma vez que o gado, a anta e as capivaras, por exemplo, se veem livres dos carrapatos, enquanto a ave fica de barriga cheia.
No período reprodutivo, o carrapateiro constrói ninhos grandes, feitos com ramos secos, em palmeiras ou em outras árvores. A estrutura abriga de cinco a sete ovos incubados pela fêmea por até 23 dias.
Durante o período de incubação e após o nascimento dos filhotes, o macho se encarrega de alimentar a fêmea e os recém-nascidos.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] é fácil identificar esse gavião pela cauda longa e a mancha branca nas asas, observada durante o voo.”, a que gavião o texto se refere?
Questão 2 – Em “Machos e fêmeas se distinguem pela cor dos tarsos e da cera, ao redor dos olhos e sobre o nariz […]”, o verbo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “se associam”.
( ) “se identificam”.
( ) “se diferenciam”.
Questão 3 – Releia:
“Com até 45 centímetros de comprimento e envergadura que atinge os 74 centímetros, a ave desfila a plumagem branco-amarelado da cabeça e do corpo e o dorso marrom-escuro […]”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 4 – Na frase “Mas o que chama atenção é o gosto por carrapatos, bernes e outros parasitas retirados do dorso de mamíferos de grande porte.”, o termo sublinhado exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Observe:
“A relação entre os animais é positiva para ambos os lados, uma vez que o gado, a anta e as capivaras, por exemplo, se veem livres dos carrapatos, enquanto a ave fica de barriga cheia.”
A expressão destacada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 6 – No segmento “[…] o carrapateiro constrói ninhos grandes, feitos com ramos secos […]”, o vocábulo “com” estabelece a relação de:
( ) modo.
( ) matéria.
( ) companhia.
Questão 7 – No fragmento “A estrutura abriga de cinco a sete ovos incubados pela fêmea por até 23 dias.”, a parte sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.