Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tatu que coleciona folhas. Que tatu será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um tatu que coleciona folhas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um tatu que coleciona folhas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um tatu que coleciona folhas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tatu-galinha coleciona folhas para criar toca aconchegante
Especialista explica possível motivo do comportamento; flagrante viralizou na internet.
Enquanto muitas aves passam o dia em busca de recursos para criar seus ninhos, um vídeo que viralizou na internet recentemente mostra que o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) tem um hobby incomum: colecionar folhas e galhos. Esse comportamento curioso tem chamado a atenção de pesquisadores.
Na imagem, ele aparece pegando as folhas uma a uma enquanto dá saltos e acumula o material na altura de seu ventre. Apesar do vídeo ter sido gravado em outro país, pesquisadores brasileiros já registraram o mesmo comportamento da espécie por aqui.
Segundo o pesquisador Rodolfo Magalhães, o comportamento já foi visto para a espécie e provavelmente esse ‘acumulador’ vai levar todo esse material para sua toca, onde ele promete caprichar nos reparos. “Provavelmente, as folhas secas serão utilizadas para recobrir o seu ninho. Um comportamento comum para essa espécie”, conta.
Magalhães ainda acredita que esse comportamento auxilie no controle da temperatura do animal. Ou seja, elas seriam responsáveis por deixar o lar dos tatus mais aquecido. “Mas essa é mais uma hipótese levando em conta que atualmente não existem estudos mais específicos sobre isso”, explica.
O tatu-galinha é encontrado em grande parte das Américas Central e do Sul, incluindo a região amazônica e a bacia do rio Paraná. Eles são chamados de ‘tatu-galinha’ por causa do som que fazem enquanto cavam, que se assemelha ao som de uma galinha cacarejando.
[…]
Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Esse comportamento curioso tem chamado a atenção de pesquisadores.”
A que comportamento curioso o texto se refere?
Questão 2 – O fragmento “Na imagem, ele aparece pegando as folhas uma a uma enquanto dá saltos e acumula o material na altura de seu ventre.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Sublinhe a seguir o termo que exprime uma circunstância de tempo:
“[…] pesquisadores brasileiros já registraram o mesmo comportamento da espécie por aqui.”
Questão 4 – Na parte “Provavelmente, as folhas secas serão utilizadas para recobrir o seu ninho.”, o vocábulo “para” introduz:
( ) um destino.
( ) uma direção.
( ) uma finalidade.
Questão 5 – Em “Mas essa é mais uma hipótese levando em conta que atualmente não existem estudos mais específicos sobre isso”, as aspas foram usadas para:
( ) reproduzir a fala de alguém.
( ) destacar um trecho em linguagem informal.
( ) marcar uma frase com sentido fora de seu contexto habitual.
Questão 6 – Na passagem “O tatu-galinha é encontrado em grande parte das Américas Central e do Sul […]”, a palavra “e” assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 7 – Observe:
“Eles são chamados de ‘tatu-galinha’ por causa do som que fazem enquanto cavam, que se assemelha ao som de uma galinha cacarejando.”
O segmento destacado indica:
( ) uma dedução.
( ) uma hipótese.
( ) uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.