Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a andorinha-azul. Ela surpreende por realizar uma das viagens de migração mais impressionantes! Que tal conhecer melhor essa andorinha, hein? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Andorinha-azul – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Andorinha-azul – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Andorinha-azul – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Andorinha-azul
É uma das andorinhas mais populares dos Estados Unidos. Mede cerca de 20 centímetros e surpreende por realizar uma das viagens de migração mais impressionantes: percorre cerca de 12 mil quilômetros do hemisfério Norte ao hemisfério Sul.
O macho e a fêmea são muito diferentes. O macho faz jus ao nome, já que apresenta a plumagem predominantemente azul-escuro com tons brilhantes. Já a fêmea tem a plumagem mais discreta com tons que variam do branco ao acinzentado. Alimenta-se de insetos e tem habilidade de caçar em voo. Atualmente, a espécie se reproduz apenas em ninhos feitos pelo homem. A fêmea é a responsável por incubar os ovos, geralmente por até 16 dias.
Consideradas também representantes das aves migratórias, as andorinhas sempre indicaram a chegada de uma nova estação. Entre a primavera e o verão, elas chegam ao nosso país deixando para trás o frio intenso do hemisfério Norte. […]
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“É uma das andorinhas mais populares dos Estados Unidos.”
O texto refere-se à:
Questão 2 – O trecho “Mede cerca de 20 centímetros” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Segundo o texto, a andorinha-azul realiza “uma das viagens de migração mais impressionantes”. Por que a viagem dessa andorinha impressiona?
Questão 4 – Na passagem “O macho e a fêmea são muito diferentes.”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma comparação.
( ) expressa uma opinião.
Questão 5 – Em “O macho faz jus ao nome, já que apresenta a plumagem predominantemente azul-escuro com tons brilhantes.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 6 – Observe:
“Alimenta-se de insetos e tem habilidade de caçar em voo.”
Nesse segmento, o texto revela:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – De acordo com o texto, a andorinha-azul, atualmente, se reproduz:
( ) somente em ninhos feitos pelo homem.
( ) principalmente em ninhos feitos pelo homem.
( ) ocasionalmente em ninhos feitos pelo homem.
Questão 8 – Na parte “[…] as andorinhas sempre indicaram a chegada de uma nova estação.”, o vocábulo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 9 – Na frase “Entre a primavera e o verão, elas chegam ao nosso país deixando para trás o frio intenso do hemisfério Norte.”, o termo sublinhado foi usado para:
( ) retomar.
( ) anunciar.
( ) caracterizar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.