Início Série5º ano Interpretação de texto: O sapo e o boi – 5º ano

Interpretação de texto: O sapo e o boi – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sapo e o boi. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos. O que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O sapo e o boi

    Há muito, muito tempo, existiu um boi imponente. Um dia, estava dando seu passeio da tarde, quando um pobre sapo todo malvestido olhou para ele e ficou maravilhado. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos.

    — Olhem só o tamanho do sujeito! Até que ele é elegante, mas grande coisa; se eu quisesse também era.

    Dizendo isso, o sapo começou a estufar a barriga e em pouco tempo já estava com o dobro do seu tamanho normal.

    — Já estou grande que nem ele? — perguntou aos outros sapos.

    — Não, ainda está longe!  — responderam os amigos.

    O sapo se estufou mais um pouco e repetiu a pergunta.

    — Não, e é melhor você parar com isso porque senão vai acabar se machucando. — disseram de novo os outros sapos.

    Mas era tanta vontade do sapo de imitar o boi que ele continuou se estufando, estufando, estufando, até estourar.

Moral: Seja sempre você mesmo.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-03-14/o-sapo-e-o-boi.htm>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) um resumo.

 

Questão 2 – O trecho “Um dia, estava dando seu passeio da tarde, quando um pobre sapo todo malvestido olhou para ele e ficou maravilhado.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Releia:

“— Olhem só o tamanho do sujeito! Até que ele é elegante, mas grande coisa; se eu quisesse também era.”

Nessa fala, o sapo demonstra:

(     ) pena do boi.

(     ) medo do boi.

(     ) inveja do boi.

 

Questão 4 – No segmento “[…] o sapo começou a estufar a barriga e em pouco tempo já estava com o dobro do seu tamanho normal.”, o texto revela fatos, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 5 – Em “— Já estou grande que nem ele?”, a expressão sublinhada indica:

(     ) uma dedução.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 6 – Releia:

“— Não, e é melhor você parar com isso porque senão vai acabar se machucando.”

A que se refere o vocábulo “isso”?

 

Questão 7 – Observe:

“Mas era tanta vontade do sapo de imitar o boi que ele continuou se estufando, estufando, estufando, até estourar.”

O termo destacado introduz:

(     ) o motivo da vontade do sapo de imitar o boi.

(     ) a proporção da vontade do sapo de imitar o boi.

(     ) a consequência da vontade do sapo de imitar o boi.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário