Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o monitoramento de onças. Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Monitoramento de onças – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Monitoramento de onças – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Monitoramento de onças – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia
Em março, nível dos rios sobe e felinos passam a se abrigar em árvores
Pesquisadores do Instituto Mamirauá vão aproveitar o período de chuvas na floresta amazônica para fazer o monitoramento de onças. Em março, o nível dos rios sobe e reduz a disponibilidade de terra para os felinos, que passam a se abrigar nas árvores.
São preparadas armadilhas com laços camufladas na folhagem para capturar os animais. As onças são imobilizadas para instalação de um colar que permite o monitoramento da localização por satélite. Assim, os grupos de pesquisa podem se aproximar em canoas e fazer um trabalho de observação dos animais, mais difícil de ser realizado nos períodos de seca.
A partir da observação e dos dados de movimentação, os pesquisadores terão mais informações para entender as necessidades ecológicas da onça-pintada da Amazônia.
O Instituto Mamirauá é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Daniel Mello. “Agência Brasil”.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/pesquisadores-monitoram-comportamento-de-oncas-na-amazonia>. Acesso em: 20 de março de 2023.
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um lugar.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Releia:
“Em março, nível dos rios sobe e felinos passam a se abrigar em árvores”
A que felinos o texto se refere?
Questão 3 – Observe:
“Pesquisadores do Instituto Mamirauá vão aproveitar o período de chuvas na floresta amazônica para fazer o monitoramento de onças.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, as onças “passam a se abrigar nas árvores” em março. Por quê?
Questão 5 – Na parte “São preparadas armadilhas com laços camufladas na folhagem para capturar os animais.”, o vocábulo sublinhado quer dizer:
( ) “amarradas”.
( ) “disfarçadas”.
( ) “espalhadas”.
Questão 6 – Em “Assim, os grupos de pesquisa podem se aproximar em canoas e fazer um trabalho de observação dos animais […]” o termo destacado exprime:
( ) modo.
( ) causa.
( ) tempo.
Questão 7 – Grife a seguir a palavra que introduz uma finalidade:
“A partir da observação e dos dados de movimentação, os pesquisadores terão mais informações para entender as necessidades ecológicas da onça-pintada da Amazônia.”
Questão 8 – No segmento “O Instituto Mamirauá é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.”, o termo “e” indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) conclusão.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.