Início Atividades Atividade de português: Vocativo – 2º ano do ensino médio

Atividade de português: Vocativo – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português propõe, aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o estudo do vocativo, por meio de trecho do romance Perto do coração selvagem, escrito por Clarice Lispector.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este trecho do romance Perto do coração selvagem, escrito por Clarice Lispector:

    Ah, piedade é o que sinto então. Piedade é a minha forma de amor. De ódio e de comunicação. É o que me sustenta contra o mundo, assim como alguém vive pelo desejo, outro pelo medo. Piedade das coisas que acontecem sem que eu saiba. Mas estou cansada, apesar de minha alegria de hoje, alegria que não se sabe de onde vem, como a da manhãzinha de verão. Estou cansada, agora agudamente. Vamos chorar juntos, baixinho. Por ter sofrido e continuar tão docemente. A dor cansada numa lágrima simplificada. Mas agora já é desejo de poesia, isso eu confesso, Deus. Durmamos de mãos dadas. O mundo rola e em alguma parte há coisas […] flutuando sobre o mar, eis o sono.

Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

 

Questões

Questão 1 – Em “Vamos chorar juntos, baixinho.”, o termo destacado funciona como:

a) substantivo

b) adjetivo

c) conjunção

d) advérbio

 

Questão 2 – Identifique no trecho do romance a ocorrência do vocativo:

R:

 

Questão 3 – Em todas as alternativas, registra-se o emprego do sujeito oculto:

a) “Piedade é a minha forma de amor.”

b) “Estou cansada, agora agudamente.”

c) “Vamos chorar juntos, baixinho.”

d) “Durmamos de mãos dadas.”

 

Questão 4 – Em “Mas estou cansada, apesar de minha alegria […]”, desenvolve-se a ideia de:

a) comparação

b) adversidade

c) condição

d) conformidade

 

Questão 5 – Explique a colocação dos pronomes destacados nestes segmentos:

a) “É o que me sustenta contra o mundo […]”

 

b) “[…] alegria que não se sabe de onde vem […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário