Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Hip Hop. A cultura do Hip Hop e todas as suas manifestações artísticas foram declaradas como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Hip Hop – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Hip Hop – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Hip Hop – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Hip Hop é declarado patrimônio cultural da Paraíba
Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado
A cultura do Hip Hop e todas as suas manifestações artísticas foram declaradas como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Inclusive, a lei já foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Fazem parte da arte da dança, o break, graffiti, rap, o MC, a batalha de MC’s, o Slam, DJ, beat box e outros.
De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento é uma forma de salvaguardar as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas do Hip Hop.
Além de instrumentos, objetos e lugares culturais que são associados com as comunidades, grupos sociais e indivíduos que se reconhecem como parte integrante dessa cultura.
Jefferson Araújo dos Santos, coordenador do grupo de Hip Hop Roça City Breakers, da cidade de Lagoa de Roça, no agreste paraibano, destaca que o título é um primeiro passo para um reconhecimento maior.
[…]
A nova legislação determina que qualquer ação discriminatória, preconceituosa e desrespeitosa, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativo, contra o movimento Hip Hop, estará sujeita à lei.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/hip-hop-e-declarada-patrimonio-cultural-da-paraiba>. Acesso em: 07 de março de 2023. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) contar a origem do Hip Hop.
( ) divulgar um evento de Hip Hop.
( ) noticiar um fato sobre o Hip Hop.
Questão 2 – Na passagem “Inclusive, a lei já foi publicada no Diário Oficial do Estado.”, a que lei o texto se refere?
Questão 3 – Observe:
“Fazem parte da arte da dança, o break, graffiti, rap, o MC, a batalha de MC’s, o Slam, DJ, beat box e outros.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Releia:
“De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento é uma forma de salvaguardar as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas do Hip Hop.”
O verbo grifado quer dizer:
( ) “prevenir”.
( ) “preservar”.
( ) “incentivar”.
Questão 5 – No segmento “Além de instrumentos, objetos e lugares culturais […]”, o termo destacado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 6 – Sublinhe a expressão que foi usada para retomar a seguir:
“[…] as comunidades, grupos sociais e indivíduos que se reconhecem como parte integrante dessa cultura.”
Questão 7 – Em “Jefferson Araújo dos Santos, coordenador do grupo de Hip Hop Roça City Breakers, da cidade de Lagoa de Roça, no agreste paraibano, destaca […]”, a parte grifada:
( ) explica.
( ) conclui.
( ) exemplifica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.