Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “A terra dos meninos pelados”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A terra dos meninos pelados – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A terra dos meninos pelados – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A terra dos meninos pelados – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“A terra dos meninos pelados”
O premiado clássico infantojuvenil de Graciliano Ramos, com ilustrações magníficas de Jean-Claude Ramos Alphen.
“A terra dos meninos pelados” é um livro de contos infantojuvenis de Graciliano Ramos, um ano após ser libertado da prisão em Ilha Grande. Escrito em um quarto de pensão do Rio de Janeiro, onde morava com a esposa e filhos, a obra recebeu o Prêmio de Literatura Infantil do Ministério da Educação.
O livro conta a história de um menino chamado Raimundo, que é careca e tem um olho azul e outro preto. Raimundo é considerado estranho, seus vizinhos não falam com ele e acabam o apelidando de Raimundo Pelado.
Sem amigos, Raimundo começa a falar sozinho e cria um país imaginário chamado Tatipirun, onde as pessoas têm um olho preto e outro azul, onde não existem cabelos em suas cabeças e onde as plantas e animais falam.
Quando Raimundo “chega” à cidade de Tatipirun, depara-se com um carro vindo em sua direção e acha que vai ser atropelado. No entanto, o Carro fala com ele e “explica” que em Tatipirun ninguém é machucado nem ofendido por causa de seu comportamento, por mais esquisito que aparente ser.
Andando um pouco mais, Raimundo se depara com a Laranjeira. Ele diz que a laranjeira tem espinhos e ela se sente ofendida, mas, com um pedido de desculpa, tudo se resolve. A partir daí, Raimundo vai encontrar outros personagens encantadores, como o Tronco Baixinho e a Dona Aranha Vermelha.
“A terra dos meninos pelados” é uma excelente escolha para apresentar a obra de Graciliano Ramos para crianças. Com ilustrações primorosas de Jean-Claude Ramos Alphen, o livro vai encantar diversas gerações.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/terra-dos-meninos-pelados/>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] a obra recebeu o Prêmio de Literatura Infantil do Ministério da Educação.”, a que obra o texto se refere?
Questão 2 – O trecho “[…] é careca e tem um olho azul e outro preto.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – De acordo com o texto, “Raimundo começa a falar sozinho e cria um país imaginário chamado Tatipirun”. Por quê?
Questão 4 – Releia:
“[…] em Tatipirun ninguém é machucado nem ofendido por causa de seu comportamento, por mais esquisito que aparente ser.”
Qual personagem, segundo o texto, “explica” isso a Raimundo?
( ) o Carro.
( ) a Laranjeira.
( ) o Tronco Baixinho.
Questão 5 – No segmento “Ele diz que a laranjeira tem espinhos e ela se sente ofendida […]”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 6 – Em “A partir daí, Raimundo vai encontrar outros personagens encantadores […]”, a expressão grifada corresponde ao verbo:
( ) “encontra”.
( ) “encontrou”.
( ) “encontrará”.
Questão 7 – Na passagem “A terra dos meninos pelados’ é uma excelente escolha para apresentar a obra de Graciliano Ramos para crianças.”, o texto:
( ) adverte.
( ) esclarece.
( ) recomenda.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.