Início Série5º ano Interpretação de texto: O gralhão – 5º ano

Interpretação de texto: O gralhão – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gralhão. Empoleirada em galhos altos, a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça; a espécie também fiscaliza o ninho. Vamos conhecer melhor o galhão? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Gralhão fica de “sentinela” para defender o grupo de ameaças

Empoleirada em galhos altos, a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça; a espécie também fiscaliza o ninho.

    Com até 61 centímetros e cerca de 600 gramas, o gralhão, também conhecido por cancão e caracará-preto, ocorre na Amazônia brasileira, no Piauí e, em direção sul, até o Paraná.

    Menores que as fêmeas, os machos apresentam plumagem preta, ventre branco e tarsos avermelhados. A dieta é composta por frutas, cupins, sementes, abelhas e marimbondos.

    Quando se trata de lealdade, o gralhão se destaca: encontrado aos pares ou em grupos de até sete indivíduos, tem o costume de proteger os colegas enquanto buscam alimento. Empoleirado em locais elevados, fica atento a qualquer aproximação e, ao sentir-se ameaçado, emite um sinal para que o restante do grupo fuja.

    Comum nas bordas de florestas, próximo de grandes rios, ele também pode ser encontrado do México ao Equador e no Peru.

    No período reprodutivo, o gralhão fica extremamente agressivo para defender o ninho de predadores e de outros indivíduos da espécie. A estrutura recebe até três ovos de cor branca ou camurça.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Gralhão fica de ‘sentinela” para defender o grupo de ameaças”

O que significa dizer que o gralhão “fica de sentinela”?

 

Questão 2 – Sublinhe a seguir a expressão que retoma o “galhão”:

“[…] a ave emite um som alarmante ao detectar uma ameaça […]”

  

Questão 3 – O trecho “Com até 61 centímetros e cerca de 600 gramas […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – No segmento “Menores que as fêmeas […]”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma correção.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “A dieta é composta por frutas, cupins, sementes, abelhas e marimbondos.”, o termo “e” indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – Na parte “[…] tem o costume de proteger os colegas […]”, o texto revela:

(     ) um fato habitual na vida do gralhão.

(     ) um fato efêmero na vida do gralhão.

(     ) um fato ocasional na vida do gralhão.

 

Questão 7 – Em “[…] ao sentir-se ameaçado, emite um sinal para que o restante do grupo fuja.”, a parte destacada exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 8 – Observe:

“No período reprodutivo, o gralhão fica extremamente agressivo para defender o ninho de predadores e de outros indivíduos da espécie.”

O vocábulo grifado foi usado para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário