Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre insetos parasitoides. Já ouviu falar desses insetos? Não? Vamos aprender sobre eles? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Insetos parasitoides – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Insetos parasitoides – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Insetos parasitoides – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Insetos parasitoides
O que a pulga, o piolho e a lombriga têm em comum? Todos são animais parasitas, isto é, se alimentam de outros seres vivos. Em geral, eles não provocam a morte dos seus hospedeiros (os animais de que se alimentam).
Já os insetos chamados de parasitoides atuam de maneira diferente e bem mais complexa. Em geral, tudo começa com o inseto-mãe procurando um lugar para colocar seus ovos. E esse lugar é justamente outro inseto!
Do ovo, nascerá uma larva-parasitoide, que vai se alimentar do inseto-hospedeiro. Ela pode consumir primeiro as partes não vitais do corpo do hospedeiro, mantendo-o vivo por mais tempo. Assim, essa larva tem tempo suficiente para crescer e se desenvolver em um parasitoide adulto.
Mas, no fim, o inseto-hospedeiro está condenado a morrer. Seu corpo terá alimentado um, dois ou até centenas de novos parasitoides que vão continuar o ciclo de vida da espécie.
A maior parte dos insetos parasitoides são vespas ou moscas, mas também existem besouros e outros grupos com esse comportamento.
Para nós, seres humanos, a relação entre o parasitoide e seu hospedeiro pode parecer um filme de terror. Porém, na natureza não existem vilões ou mocinhos. O parasitoidismo ajuda a manter o equilíbrio porque regula a quantidade de insetos-hospedeiros. Uma borboleta coloca dezenas de ovos. Já imaginou como seria se todos virassem novas borboletas?
Os parasitoides passaram a ser usados pelo ser humano contra insetos que causam prejuízos ao agricultor, as chamadas ‘pragas’ agrícolas. Vespas, moscas e outros parasitoides atuam como inimigos naturais desses insetos que ameaçam à produção agrícola. Eles são criados em laboratório e espalhados em plantações para controlar a quantidade de lagartas, pulgões e outros insetos-praga.
O uso de parasitoides e outros inimigos naturais é uma forma de evitar o uso de inseticidas, que podem contaminar as plantas, as pessoas e o ambiente.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/insetos-parasitoides/>.
(Fragmento com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Segundo o texto, a maioria dos parasitoides são:
( ) besouros.
( ) vespas e moscas.
( ) lagartas, pulgões e outros insetos-praga.
Questão 2 – Na passagem “Já os insetos chamados de parasitoides atuam de maneira diferente e bem mais complexa.”, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) apresenta uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Grife a seguir o vocábulo usado para introduzir uma finalidade:
“Em geral, tudo começa com o inseto-mãe procurando um lugar para colocar seus ovos.”
Questão 4 – O trecho “Do ovo, nascerá uma larva-parasitoide, que vai se alimentar do inseto-hospedeiro.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – De acordo com o texto, “no fim, o inseto-hospedeiro está condenado a morrer”. Identifique o motivo:
( ) “A larva-parasitoide pode consumir primeiro as partes não vitais do corpo do hospedeiro”.
( ) “[…] a larva-parasitoide tem tempo suficiente para se desenvolver em um parasitoide adulto”.
( ) “Seu corpo terá alimentado um, dois ou até centenas de novos parasitoides […]”
Questão 6 – Em “O parasitoidismo ajuda a manter o equilíbrio porque regula a quantidade de insetos-hospedeiros.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
Questão 7 – No segmento “[…] podem contaminar as plantas, as pessoas e o ambiente.”, o texto refere-se:
( ) aos inseticidas.
( ) aos parasitoides.
( ) a outros inimigos naturais.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.