Início Série5º ano Interpretação de texto: O Natal do Carteiro – 5º ano

Interpretação de texto: O Natal do Carteiro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de O Natal do Carteiro. Vamos saber a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O Natal do Carteiro”

Autor: Allan Ahlberg
Ilustrador: Janet Ahlberg

    Quando chega a época de Natal, o Papai Noel não é o único a arrancar os cabelos abarrotado de tantas tarefas. O Carteiro também trabalha em dobro para entregar todos os bons votos e desejos de felicidade – e alguns presentes também.

    Pois neste livro ele visita alguns personagens de contos de fadas tradicionais para lhes entregar a correspondência natalina – os ursinhos recebem um postal da Cachinhos Dourados; a Chapeuzinho Vermelho ganha do Lobo Mau uma carta com um jogo de tabuleiro; ao Humpty Dumpty chega um cartão com um quebra-cabeça enviado pelos Cavaleiros do Rei; o Homem Biscoito é presenteado com um almanaque e um livrinho de sabedorias; e até o Lobo Mau, mais um que adora o Natal, foi visitado pelo nosso amigo.

    Mas a grande tarefa do Carteiro nessa época do ano – como ninguém parou para pensar nisso? – é auxiliar a própria família Noel, fazendo chegar à sua fábrica os milhares de pedidos das crianças. Assim, ele também passa por lá, para deixar as suas cartas, e de quebra ainda ganhar um presente, que carteiro também merece.

    Ao acompanhar a história do Carteiro, as crianças encontram os envelopes recheados de cartas, cartões e presentinhos – como jogos e livros – e aprendem a manter uma tradição milenar que, mesmo com o avanço dos contatos via telefone e principalmente da correspondência eletrônica, nunca perderá a sua função.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Quando chega a época de Natal, o Papai Noel não é o único a arrancar os cabelos abarrotado de tantas tarefas.”

Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi destacado nesse trecho:

 

Questão 2 – O segmento “O Carteiro também trabalha em dobro para entregar todos os bons votos e desejos de felicidade – e alguns presentes também.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir o termo usado para se referir ao Carteiro:

 “[…] ele visita alguns personagens de contos de fadas tradicionais para lhes entregar a correspondência natalina […]”

 

Questão 4 – Identifique o personagem de conto de fadas que, de acordo com o texto, deu de presente “uma carta com um jogo de tabuleiro”:

(     ) o Lobo Mau.

(     ) a Cachinhos Dourados.

(     ) a Chapeuzinho Vermelho.

 

Questão 5 – Segundo o texto, o personagem Humpty Dumpty foi presenteado com:

(     ) “um postal”.

(     ) “um cartão com um quebra-cabeça”.

(     ) “um almanaque e um livrinho de sabedorias”.

 

Questão 6 – Em “[…] como ninguém parou para pensar nisso?”, “como” indica:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 7 – Na parte “[…] as crianças encontram os envelopes recheados de cartas, cartões e presentinhos […] e aprendem a manter uma tradição milenar […]”, o termo grifado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que “O Natal do Carteiro” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa de tv.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário