Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pernilongo e o mosquito da dengue. Vamos diferenciá-los? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pernilongo e mosquito da dengue – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pernilongo e mosquito da dengue – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pernilongo e mosquito da dengue – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Agência Brasil explica diferença entre pernilongo e mosquito da dengue
É possível identificá-los por características como cor e hábitos
A dengue é uma realidade no Brasil, há décadas. Já sabemos quais são os sintomas da doença e como combater a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, mas muitas pessoas ainda confundem os pernilongos normais com os transmissores da dengue. As diferenças são muitas e fáceis de identificar.
Para começar, o mosquito da dengue e o pernilongo são mosquitos de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo é o Culex quinquefasciatus. É possível identificá-los tanto durante o voo, “em ação”, quanto em repouso. As cores são diferentes. O pernilongo tem uma coloração uniforme marrom e o Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas. O tamanho também: o primeiro mede de 3 a 4 milímetros enquanto o segundo tem de 5 a 7 milímetros.
As características e o hábito do voo de ambos também são diferentes. Enquanto o pernilongo tem um voo mais lento e ruidoso (gerando um zumbido), o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar de 9h às 13h. Os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h.
Outra diferença está na picada. O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. […]
Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa e deposita os ovos em vários locais, individualmente. Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída.
*Com informações do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG).
Disponível em: www.agenciabrasil.ebc.com.br
Questões
Questão 1 – No trecho “É possível identificá-los por características como cor e hábitos”, o pronome destacado refere-se:
Questão 2 – Relacione conforme a orientação:
( 1 ) Pernilongo
( 2 ) Mosquito da dengue
( ) “mede de 3 a 4 milímetros”.
( ) “mede de 5 a 7 milímetros”.
( ) “tem uma coloração uniforme marrom”.
( ) “tem o corpo preto com listras brancas”.
Questão 3 – Grife a seguir a expressão que indica tempo:
“[…] o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar de 9h às 13h.”
Questão 4 – Na passagem “O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira.”, o texto revela fatos sobre a picada do pernilongo, que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 5 – Em “Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa […]”, o vocábulo sublinhado tem o mesmo sentido de:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
Questão 6 – No fragmento “Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída.”, a parte destacada é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:
( ) explicar.
( ) debater.
( ) recomendar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.