Início Série5º ano Interpretação de texto: Nova espécie de roedor – 5º ano

Interpretação de texto: Nova espécie de roedor – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nova espécie de roedor. Ela foi descoberta na Amazônia! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Espécie de roedor é descoberta na Amazônia

Entre as 41 espécies de rato-do-mato do gênero chamado Akodon, essa é a única que ocorre na Amazônia, em uma área de canga, vegetação com alta concentração de ferro.

    Pesquisadores descobriram uma espécie de mamífero endêmico da Amazônia. Trata-se do rato-do-mato-de-diauarum (Akodon diauarum), registrado exclusivamente em florestas de transição entre Amazônia e Cerrado, um caso considerado raro.

    Das 41 espécies descritas desses roedores, essa é a única que ocorre na região amazônica. Ao que tudo indica, o roedor é atraído por uma vegetação conhecida como canga – ecossistema associado a locais onde ocorre o afloramento de rochas com elevadas concentrações de ferro.

    De acordo com o pesquisador Marcus Vinícius Brandão, essas áreas abrigam seres vivos muito específicos e adaptados às características desses lugares.

    “Um dos lugares onde ele foi encontrado foi na Floresta Nacional de Carajás, área de conservação ambiental localizada no Leste do Pará (PA), onde a espécie foi registrada em relativa abundância”, afirma.

    Para ele, entender a ecologia desse roedor na canga é um dos próximos desafios. Afinal, trata-se de um ecossistema único de plantas, adaptado às condições ambientais locais, incluindo espécies endêmicas. “Essa vegetação abrange apenas 3% da Floresta Nacional de Carajás, um dos locais onde o roedor foi encontrado”, destaca.

    […]

Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Pesquisadores descobriram uma espécie de mamífero endêmico da Amazônia.”

A que espécie o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “[…] registrado exclusivamente em florestas de transição entre Amazônia e Cerrado, um caso considerado raro.”, o termo sublinhado é sinônimo de:

(     ) “unicamente”.

(     ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

 

Questão 3 – Observe:

“Ao que tudo indica, o roedor é atraído por uma vegetação conhecida como canga – ecossistema associado a locais onde ocorre o afloramento de rochas com elevadas concentrações de ferro.”

 O travessão:

(     ) introduz uma conclusão.

(     ) assinala uma explicação.

(     ) aponta uma exemplificação.

 

Questão 4 – Em “[…] essas áreas abrigam seres vivos muito específicos e adaptados às características desses lugares.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – O segmento “Um dos lugares onde ele foi encontrado foi na Floresta Nacional de Carajás […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – As aspas destacam no texto:

(     ) as opiniões.

(     ) as falas alheias.

(     ) as ideias principais.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o objetivo do texto é:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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